quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Aprovado Projeto de Lei de autoria de Fiorotti que denomina Praça Brasil José Menezes da Costa, no bairro Mathias Velho

Na sessão desta terça-feira, 05/09, a Câmara Municipal de Canoas aprovou o Projeto de Lei – Legislativo, nº 0002/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT), que “Dá denominação de Praça Brasil José Menezes da Costa ao logradouro público, localizado na Rua Curitiba esquina com a Rua São Paulo, no bairro Mathias Velho”. Com a presença dos familiares de “Seu Brasil’, como era conhecido, o parlamentar destacou momentos da vida do líder comunitário, como representante de sindicatos, sua dedicação com a família e com a comunidade. “Seu Brasil chegou no bairro Mathias Velho em um dos momentos que a região passava por inúmeras enchentes, mas permaneceu no local. Começou a mobilizar a comunidade para que conquistassem melhorias para a região, sempre levando em consideração a luta comunitária”, destacou.
Os familiares de Brasil, os filhos Marton Eduardo da Costa e Marlon Fernando da Costa, a nora Diovana Dutra da Costa e a sobrinha Daniela Gayer da Costa, acompanhavam a sessão, enquanto era realizada a votação do projeto. O vereador Cezar Paulo Mossini (PMDB), que também era um grande amigo de Brasil, fez uso da tribuna para manifestar seu apoio ao projeto.

QUEM FOI BRASIL JOSÉ MENEZES DA COSTA
Seu Brasil, nasceu no dia 07 de setembro de 1942, no dia da Independência do Brasil, sendo um dos motivos que originaram a escolha do seu nome. Filho de uma enfermeira federal, Dona Maria Pinto de Menezes e de um pai de santo, João Onofre da Costa. Foi proprietário de um armazém perto do Cais do Porto em Porto Alegre, local que no início da década de 1960 conheceu dona “Marcia”, cujo nome era Maria Leoni da Silva, que o acompanhou até se retorno para a convivência divina em 2009. Com Marcia, teve os filhos Marcos da Costa, Marlon Fernando da Costa, João Francisco da Costa (em memória) e Marton da Costa.
Durante os últimos 40 anos de vida, Brasil se dedicou a organização do bairro Mathias Velho, onde foi um grande líder nas mobilizações do Orçamento Participativo, que resultaram na reforma da UBS Praça América, Ginásio da EMEF Ceará e entre tantas outras conquistas. Mas uma das grandes marcas do líder comunitário, foi a organização da Praça, que hoje passa a levar seu nome. O local que antes era utilizado como um depósito de lixo, com o empenho do Brasil e da comunidade, passou a ser um belo espaço de lazer para a população.

Em 20 de outubro de 2015, Seu Brasil se despediu deste plano, mas deixou um legado para os familiares, amigos e comunidade do bairro Mathias Velho sobre a importância do trabalho em conjunto para conquistar as melhorias necessárias. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog