terça-feira, 3 de maio de 2016

Obra da Vala do Leão é entregue durante edição 291 do Prefeitura da Rua

No último sábado, 30 de abril, o Líder de Governo, vereador Ivo Fiorotti, esteve na edição 291 do Prefeitura na Rua, que foi realizada no bairro Mathias Velho. Na ocasião, foi inaugurada a obra de número 670. Onde era a Vala no Leão, agora encontra-se toda a extensão da Rua República pavimentada, com canteiro central, sinalização e ciclovia. Fiorotti destacou que a obra era uma demanda de mais de 30 anos da população. “É muito gratificante ver uma obra dessa importância concluída, em que a população tem a garantia da qualidade de vida e melhoria na região”, salientou.
 “Esse é um dia muito especial para a cidade. Estamos entregando uma obra emblemática. Aqui não é só uma obra de pavimentação, de drenagem, de mobilidade, garantindo um novo acesso, dando início uma nova perimetral da cidade. É também, e quero ressaltar isso, uma obra de saúde pública”, lembrou o prefeito municipal Jairo Jorge. A vala se manteve, por muitos anos, como um foco de lixo a céu aberto, que possibilitava a proliferação de mosquitos.
O prefeito Jairo Jorge também lembrou que a canalização e pavimentação da Vala do Leão tem a ver com a habitação. “Aqui, várias famílias moravam à beira do valão, e elas foram reassentadas em residenciais. Isso não é obra do acaso, foi feita muita mobilização para isso”, lembrou o prefeito.
Mais investimentos
O prefeito municipal falou também do processo seguinte na Vala do Leão, que é a colocação de postes e iluminação pública do trecho, desde a Rua Curitiba até a Florianópolis. “Isso vai trazer mais segurança aos moradores. E ela se complementa à obra de drenagem, de mobilidade urbana, de habitação e de saúde pública que nós estamos realizando aqui.”
Jairo Jorge criticou administradores que investem apenas em obras de visibilidade. “Os governantes não fizeram antes essa obra porque não quiseram “enterrar” o dinheiro, porque depois o povo esquece, não investiam em drenagem, em fechamento de valas. Essa mentalidade antiga não tem mais lugar. O povo enxerga o que é melhor. Essa é uma obra de qualidade de vida que vai também melhorar o futuro”, completou Jairo Jorge.
Comunidade aprova
Seu Pedro Malaquia tem 82 anos e mora na região da Vala do Leão há mais de 40 anos. Pilchado como um bom gaúcho do interior fez questão de falar sobre como tudo mudou. "Há mais de 30 anos que falavam que iam fechar isso e nunca fizeram. E não é só isso. Antes, o Hospital Nossa Senhora das Graças estava fechado, o posto de saúde da Caçapava era um "macegão", a casa era uma "tapera" e os bancos eram de tijolo pra gente sentar. Agora é um hospital. A gente vai ali faz exame disso e daquilo é mais bem atendido que particular", completou o morador que vai aproveitar muito. "Só não vou pedalar, mas vou caminhar muito aqui", disse seu Pedro com bom humor. Sorridente também estava dona Helena, morada da região há 33 anos. Uma das integrantes de um projeto social que envolve famílias reassentadas, dona Helena disse que "agora sim, vou usar tênis branco e até salto alto", numa alusão ao estado que a via era antes da obra.
Manhã com 170 atendimentos
A 291ª edição do Prefeitura na Rua contou com 170 atendimentos a cidadãos que vieram trazer suas demandas nas mais variadas áreas. A importante ferramenta de participação, de contato simples e direto com secretários, diretores e com o prefeito, atingiu a marca de 31.215 atendimentos desde sua primeira edição, em 3 de janeiro de 2009.

Fonte: Prefeitura de Canoas
Foto: Paula Vinhas

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog