quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Vereadores do Vale do Sinos dizem "não à privatização da água"

A Câmara de Vereadores de Esteio sediou nesta quarta-feira, 30, o 4º Seminário do Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos. O objetivo foi debater alternativas para a recuperação do Rio dos Sinos e a qualidade de vida da população, tendo como foco garantir o serviço público da água e saneamento, tendo como tema "Não à privatização da água".
O vereador Ivo Fiorotti participou do seminário e foi eleito como um dos titulares do Conselho Fiscal do Comitê. E o vereador Aloísio Bamberg, do PPL de Canoas, foi eleto vice-presidente, sendo reeleito para o cargo de presidente o vereador Nestor Schwertner do PT de São Leopoldo.
O primeiro painelista do seminário foi o Sr. Luiz Antônio Castro dos Santos, representando a ASSEMAE (Assessoria de Serviços Municipais de Água e Esgoto), que falou sobre a atualização das questões do saneamento e desafios em nível nacional. O deputado estadual Luís Fernando Schimidt foi convidado a expor sobre a PEC da Água, um proposta de emenda constitucional que visa garantir que as águas sejam de domínio do Estado e um bem público, cuja prestação de serviço de abastecimento não pode ser privatizada. O deputado relatou experiencias negativas de cidades no Brasil e no mundo que privatizaram a água, causando transtornos a população.
O segundo painel foi sob a responsabilidade da superintendente da CORSAN Vale do Sinos, Srª. Solange Borges Penha de Vargas, que fez um histórico e apresentou as ações e perspectivas do saneamento no Rio Grande do Sul. E no terceiro painel, o Sr. Júlio Dorneles, Diretor Executivo do Consórcio Pró-Sinos, apresentou a conjuntura regional referente ao saneamento básico e seus desdobramentos. Os participantes do seminário também tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Cata Vida que trabalha em prol da organização dos catadores na cidade de São Leopoldo. E ao término do seminário ocorreu a eleição do Comitê para os próximos dois anos. Foi uma decisão dos vereadores elaborar uma moção contra a privatização da água.
Para o vereador Ivo Fiorotti a água é um bem público e um direito de todos e, portanto, os serviços de saneamento devem estar sob a responsabilidade do Poder Público, com a prevalência do social frente ao econômico.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog