quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Câmara aprova Dia Municipal dos Surdos

Foto: Câmara de Canoas
Na sessão desta terça-feira, 29, a Câmara aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 48/11, de autoria do Vereador Ivo Fiorotti, que institui o Dia Municipal dos Surdos, a ser comemorado anualmente na data de 26 de setembro. Para propor este projeto de lei, o vereador ouviu a comunidade e entidades que trabalham com pessoas surdas. Também por iniciativa de Fiorotti, em setembro a Câmara prestou homenagem a comunidade e cultura surda de Canoas, pelo Dia Nacional dos Surdos. Após ser sancionado pelo prefeito Jairo Jorge, o projeto se tornará lei e o Dia dos Surdos será oficialmente celebrado em Canoas.
No ato de votação do projeto, o presidente da FENEIS/RS (Federação Nacional de Educação de Educação e Integração dos Surdos), Francisco Eduardo Coelho da Rocha, foi convidado a compor a mesa. Também acompanharam a sessão: Cristine Strobet – Diretora eleita da Escola Municipal Especial para Surdos Vitória (para a próxima gestão, a partir de 2012); Mari Mantelli – representando o curso de LIBRAS do Município; Glória Azambuja – COMDIP (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência); Isabel Damian – Associação LEGATO. O Professor da Escola Municipal Especial para Surdos Vitória, Claudionir Borges da Silva, interpretou a sessão para os surdos. Além da Professora surda, Margarete de Fátima Cardoso, da Escola Estadual Especial de Surdos Padre Réus de Esteio, diversos surdos também acoanharam a sessão e comemoraram a aprovação do projeto.
Fiorotti esclareceu que o Dia Nacional dos Surdos, 26 de setembro, instituído pelo presidente Lula através da Lei 11.976/2008, é celebrado na data da criação da primeira escola de surdos do Brasil, em 1857, no Rio de Janeiro, pelo professor francês, surdo, Hernest Huet, com o nome de Instituto Nacional de Surdos (INES). e também falou que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) foi oficializada em 2002, pela Lei Federal Nº 10.436, passando a ser a Língua Oficial da Comunidade Surda no Brasil. E salientou que, por ser uma língua oficial do País, gradativamente, toda a população deveria ir apreendendo a se comunicar em LIBRAS. Para o vereador Ivo Fiorotti, é importante estabelecer no calendário do Município o Dia dos Surdos, para que a comunidade surda possa celebrar avanços e conquistas, bem como levantar novas demandas relativas aos direitos das pessoas surdas.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog