O presidente da Câmara dos Deputados, o ilustre canoense, deputado Marco Maia (PT/RS), assumiu, nesta quinta-feira (01), interinamente a Presidência da República. É o segundo metalúrgico a ocupar o posto mais alto do Executivo Federal. A posse se deve em função das viagens internacionais da presidenta Dilma à Venezuela e do vice-presidente, Michel Temer, aos Estados Unidos.
Quem é Marco Maia
Marco Maia é natural de Canoas/RS. Iniciou sua carreira política no movimento sindical. É torneiro mecânico de profissão. Em 2001, Marco Maia assumiu a Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ampliou sua experiência administrativa, ao ser convidado, em 2003, para presidir a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb).
Assumiu seu primeiro mandato como deputado federal em 2005, reelegendo-se em 2006. Nas eleições de 2010, conquistou seu terceiro mandato. Na Câmara dos Deputados, Marco Maia assumiu vários cargos. Foi vice-presidente da Comissão de Trabalho, vice-líder da Bancada do PT, Coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, Coordenador da Comissão Externa da Estiagem no Sul e vice-presidente da Câmara, período no qual se destacou como um hábil articulador político com trânsito entre os diversos partidos.
Em 2011, Marco Maia assumiu a presidência da Câmara para o biênio 2011-2012 com o apoio de 21 dos 22 partidos. Devido a sua atuação parlamentar, em 2011, pelo quinto ano consecutivo, Marco Maia foi reconhecido como um dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar (DIAP). (www.diariodamanha.com)
Para o vereador Ivo Fiorotti, "o fato deste ilustre canoense, nosso deputado Marco Maia, assumir interinamente a presidência da República é motivo de orgulho para todos nós que amamos nossa cidade", disse.
Nos aposentados estamos esperando do presidente da camara Marco Maia e a presidente Dilma, aposentados que ganha acima sal. minimo o aumento de 11,7% que a cobap e centrais sindicais estão revidicando; nos votamos na senhora na esperança recuperação das perdas que tivemos desde o governo Fernando Henrique; só a presidente que pode nos ajudar ter uma vida digna, por contribuirmos acima do salário minimo e mais do que justo sem mais obrigado Ilo.
ResponderExcluir