Alcindo Pereira, da HOCOUNO, Professor Edson Portilho, da 27ª CRE, Ver. Fiorotti, Ivonete Fiorotti e Professor Adolfo Simon, da EEEM Tereza Francescutti |
Entre as ações que aconteceram na sequência estavam a assinatura de alguns acordos relacionados à segurança e atividades sociais, como o contrato entre a Prefeitura de Canoas e a Universidade Ritter dos Reis que institucionaliza o Pronasci; a homologação entre a Prefeitura municipal e o Governo do Estado da licitação para a aquisição de um Centro Integrado Móvel de Policiamento Comunitário; o convênio entre a prefeitura e Estado para a implantação do programa Bolsa de Policiamento Comunitário e o acordo técnico entre Secretaria de Segurança Pública e Prefeitura para a efetivação de ações conjuntas do programa RS na PAZ.
A região mais populosa da cidade de Canoas (abriga 27% da população), dos bairros Mathias Velho e Harmonia, transformou-se nesta terça-feira, 29, em Território de Paz. A união de esforços entre os poderes públicos Federal, Estadual e Municipal irão demandar a realização de pelo menos 90 ações iniciais para a região, a fim de combater a criminalidade e consolidar a integração comunitária pela segurança da grande Mathias Velho. As ações incluem atividades nas vilas localizadas na área, entre elas Santo Operário, Getúlio Vargas, União dos Operários, Getúlio Vargas, Natal e Bom Sucesso.
PRINCIPAIS AÇÕES:
- O governo Federal aplicará mais de R$ 6 milhões para instalação de um Núcleo de Justiça Comunitária, um centro de referência para a juventude e na instalação e ampliação dos sistemas de vídeo e audiomonitoramento.
- O governo do Estado fortalecerá as ações da Brigada Militar, além de implantar projetos sociais e culturais.
- E o governo municipal ficará responsável por outras 55 iniciativas que vão de ações integradas, a aquisição de um centro de policiamento móvel comunitário; instalação de uma praça da juventude; implantação de telecentro; ente outras.
Projetos Sociais, tecnologias e policiamento comunitário formam o tripé de investimentos, que já ajudaram a reduzir os homicídios em mais de 70% no bairro Guajuviras, primeiro Território de Paz de Canoas.
Em seu pronunciamento, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou a importância do Território de Paz, citando o bairro Guajuviras, primeiro bairro de Canoas onde foi implantado o programa, e que teve seus índices de violência reduzidos em dois anos de atuação.
O governador Tarso Genro ressaltou os caminhos que a conduzem o jovem à situações de violência, e lembrou aos presentes, a extensão do programa Território de Paz, cujos resultados serão vivenciados com a mudança de paradigma na questão de segurança, que inclui aporte de ações sociais e integração entre a comunidade. "O Território chega para que o jovem tenham alternativas. Temos que interromper o processo onde jovens caem nas mãos baratas da criminalidade", falou.
O vereador Fiorotti comentou que a região da Grande Mathias, onde reside (Vila União dos Operários), vive hoje a feliz expectativa do Território da paz. As pessoas, as famílias e toda a população está ansiosa pelas boas ações governamentais que vão unir ainda mais as forças da comunidade na edificação da paz. "Com certeza, as organizações comunitárias darão muita contribuição para efetivar o trabalho do Poderes Público para tornar a região um lugar melhor de se viver", disse Fiorotti.
Clicando neste LINK, do site da Prefeitura (www.canoas.rs.gov.br), você poderá conhecer mais sobre o Território de Paz da Grande Mathias e os dados dos bairros Harmonia e Mathias Velho, bem como os resultados obtidos no Guajuviras.
Fonte: Prefeitura de Canoas (Notícia: Jesiel B. Saldanha)
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar neste blog