segunda-feira, 11 de abril de 2011

Aniversário do Guajuviras será comemorado com festa no próximo domingo, 17 de abril

No próximo domingo, um dos bairros mais conhecidos da região metropolitana, pela sua história de luta, está de aniversário. O Guajuviras completa 24 anos, dia 17 de abril. Por isto o nome da sua principal avenida.
A data não passará em branco. A prefeitura de Canoas, através das secretarias de Segurança Pública e Cidadania, Cultura com apoio da Associação dos Moradores, está organizando uma grande festa. Serão cerca de oito horas consecutivas de atrações da Caravana Cultural, artistas do próprio bairro e a banda paulista de Hip Hop, Inquérito. Tudo para oferecer muita diversão à comunidade.
Além disso, será inaugurado pelo prefeito Jairo Jorge o estúdio popular de música do Protejo (projeto do Pronasci - Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Um espaço que proporcionará oportunidades aos talentos locais. A festa de aniversário do Guajuviras está prevista para iniciar às 14h e se estender até às 22h.
Bons motivos para comemorar
Após dois anos de investimentos no bairro de 70 mil habitantes, pode -se dizer que os moradores tem bons motivos para comemorar. Desde que o Guajuviras foi adotado, pela atual administração como o Território de Paz, os índices apontam que a “Bagdá Gaúcha”, como um dia a localidade foi apelidada, hoje é um local também familiar e de harmonia.
Centenas de jovens moradores ganharam voz e oportunidade nos espaços dos projetos sociais, Protejo, Agência da Boa Notícia, Geração Consciente. Os moradores também conheceram uma forma pacífica de resolver os problemas através do Justiça Comunitária e viram as mulheres conhecerem seus direitos e multiplicar essas informações, para as amigas e vizinhas, após serem acolhidas e valorizadas na casa das Mulheres da Paz. E se não bastasse tudo isso, o bairro ainda ficou conhecido por ter sido o primeiro fora dos Estados Unidos a receber uma tecnologia que inibe o uso de armas de fogo, também videomonitoramento, mais policiais nas ruas e uma guarda comunitária.
Um dos resultados deste conjunto de ações, é a redução de 40% no número de homicídios entre 2009 e 2010. A expectativa é que no primeiro trimestre deste ano este índice caia ainda mais. O observatório de segurança pública divulgará os indicadores completos do bairro esta semana.
Fonte: Taís Dal Ri (site da Prefeitura de Canoas)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog