Realizamos hoje, 21, formação para os assessores em cibermilitância/ciberativismo, com demonstração das ferramentas de internet. A formação contou com a presença da equipe de assessores: Marilene, Odet, Luiz Antônio, Anselmo, Cecilio, Livia, Jaqueline, Grazielle, Daniel, Marcos, Fernanda, Tiago e o vereador Ivo Fiorott. A atividade aconteceu no laboratório da Horta Comunitária da Vila União dos Operários, no turno da manhã.
Com certeza um novo e grande aprendizado,ajudando nós assessores a divulgar o mandato do vereador.
ResponderExcluirFormações como esta mostram a sintonia do mandato com os assuntos da juventude...
ResponderExcluirDaniel JPT Canoas
Acho muito importânte essas aulas de atualizações conforme a tecnologia do momento, nos deixando assim mais atualizados e melhor informados.
ResponderExcluirLivia
E claro parabenizar ao Prof Luiz Antônio e a Companheira Fernada pela ótima aula de cibermilitância....heehe
ResponderExcluirAchei a oficina muito boa porque a dinamica tanto do Prof. Luiz Antônio com da Fernanda , ambos passaram muito bem as insplicaçãoes agora é só praticarmos e colacarmos em ação.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom certeza uma manhã de segunda-feira inesquecível... Foi rico em aprendizado principalmente com excelentes instrutores que aqui estiveram presentes!
ResponderExcluirMuito Obrigada Fernanda por mais esta geniosa idéia!!!!
hoje foi de uma importancia muito grandepara mim pois nesta aula aprendi coisas que não sabia tanto no comentario do professor LUIS , quanto o da fernanda. Mas pra poder, entender mais tem que mais horas aulas.Foi uma ótima iniciativa deste gabinete.
ResponderExcluirGostária de parabenizar os assessores do vereador Ivo Fiorotti, principalmente o pessoal da comunicação a Fernada e o prof. Luiz Antônio como responsaveis de mostrar tods trabalhos e as ações e projetos do vereador para toda a população canoense parabéns um abraço a todos!!! Anselmo
ResponderExcluirGostaria de saber o que o distinto Vereador e seus assessores entendem por ciberativismo?
ResponderExcluirQue ativismo ou militâncias em meios digitais os assessores participaram?
E principalmente qual o objetivo deste ciberativismo?
Faço a mesma pergunta do companheiro Caribé, como assim curso de Ciberativismo barra cibermilitância? Quais as credenciais dos distintos "professores", qual o conteúdo, cof, cof, programático?
ResponderExcluirSe não me engano, trata-se de um curso altamente esclarecedor sobre spam e flood em sites de relacionamento como Orkut, facebook e twitter em especial, devido ao péssimo embora muito esclarecedor design da página.
ResponderExcluirMaurício Alves
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEntão,
ResponderExcluirOs conceitos abordados em cibercultur passam pela perspectiva dos teóricos da comunicação André Lemos, Juremir Machado da Silva e o francês Dominique Wolton.
Sobre o ciberativismo, conceitos dos movimentos de software livre, embasados em palestras do Fórum do Software Livre, ocorrido no último semestre, em Porto Alegre.
Respondendo a intervenção de Mauricio Alves e raphael Tsavkko Garcia, informo que devido ao curto tempo disponível o foco foi exatamente o de esclarecer aos assessores, que ainda não tem acesso aos meios digitais, a possibilidade de intervir no blog e twitter. Ao contrário da geração WEB 2.0 que compreende todos os processos digitais, a assessoria parlamentar é composta por professionais oriundos de comunidades carentes e democratizar a comunicação é transmitir conhecimento.
Sobre o design do blog, acrescento que é funcional e não foi desenvolvido por um webdesign, mas tem aval dos professores de comunicação social da Famecos (PUC RS), que são responsáveis por um grande pólo de pesquisa na área.
Fernanda Nascimento
Estudante de Jornalismo - PUC RS
Correção:
ResponderExcluir*Profissionais
Fernanda Nascimento
Como professor da Rede Pública Estadual concursado por três vezes e nomeado com duas matrículas na área de Ciências Sociais (formação UFRGS), estou orgulhoso da militância do Gabinete do Vereador Ivo Fiorotti. Acredito na capacidade destes companheiros valorosos e aguerridos do Movimento Social. Independente de teorias, sejam baseadas em Marx, Pierre Levy, Mark Dery, Herbert Marshall McLuhan, Manuel Castells, Platão, Sócrates, Marilena Chauí, Ferdinand de Saussure, especialistas da USP consultados (ZOE), entre outras fontes, os companheiros da oficina sobre o ciber e cultura digital, demonstraram ser pessoas firmes mais uma vez nos seus objetivos, sendo um deles a Democracia com Cidadania que é uma das principais teses que o Vereador defende na prática e suas inúmeras pós-graduações em diferentes áreas tais como Teologia, Filosofia e Ciência Política, enquanto respeitado intelectual e mestre (ex-frei Capuchinho da Ordem dos Frades Menores), tendo demonstrado muita satisfação nas diferentes abordagens proferidas entre eu e Fernanda (Jornalismo - PUC), aqui na Vila União dos Operários. Obrigado por mais esta oportunidade e parabéns ao Vereador Ivo Fiorotti que facilita espaços a nossa participação.
ResponderExcluirPaulo Freire é mesmo muito bom!
ResponderExcluirVeja o Comentário do Vereador Ivo Fiorotti no twitter enquanto "rolava" a oficina com os militantes do Gabinete na Segunda-feira:
"Tá lindo de ver a assessoria deslumbrada, ensinando e aprendendo em ciberativismo. O Luiz Antõnio e a Fernanda estão de parabéns!"
7:05 AM Sep 21st from web
Veja em:
http://twitter.com/Ivofiorotti
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAté que enfim surgiu um debate em meu bolg... obrigado aos que estão interagindo. Esta tem sido a minha preocupação, aliás, um dos motivos, para a capacitação que a Fernanda e o Luiz anTõnio, teimosos ciberativistas e cibermilitantes, oportunizaram para o conjunto de nosso assessoria no gabinete. Como militante que aprende e ensina há mais de trinta anos, reconheço que sou mais aprendiz do que mestre nesta área da comunicação virtual, tão bem-vinda para minha concepção, quando vem pelo caminho que permite a todos poderem usufruir e ter acesso. Estou, neste sentido, realizando dois grandes expedientes (06 e 08 de outubro próximo, às 18:30 horas, na Câmara) onde convido as operadoras de tefonia fixa e móvel para nos informar a quanto anda a possibilidade de, em todo o território de canoas, as residências poderem acessar a banda larga que é mais acessível economicamente do que a discada... num mommento em que a Câmara de Vereadores está se preparando para permitir o acesso de todos não só aos atos da Câmara, mas para acompanhar as sessões dos vereadores... em que a prefeitura está implantando o projeto da Ágora Virtual.... Me preocupo também o trabalhador lá do bairro e da vila, que tem sua linha telefônica, em possa também ter acesso ao mundo virtual de comunicação! Por fim, sou daqueles que já aprendi a respeitar a visão de que ninguém nasce sabendo e que todo conhecimento e militância é um construção.... pauto minha vida pública pela ingtrasigente militância de dar oportunidade a todos, com primazia aos que menos oportunidade tiveram e têm.
ResponderExcluirAbraços a todos e bom debate!
A equipe é digna de elogios, pois atualmente a internet realmente é um dos grandes vetores de comunicação entre os diferentes meio envolvidos nos diferentes processos. Fornecer subsídios para que toda a equipe possa interagir no meio digital é de suma importância para a qualidade e transparência no exercício de cargos públicos, além de ser uma forma de contato direto com a população. Parabéns, Fernanda, sempre competente e ao vereador por oportunizar tais ações.
ResponderExcluir