segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vereador Ivo Fiorotti na Festa dos Trabalhadores

Texto: Professor Luiz Antônio (postado originalmente em http://professorluizantonionmoura.blogspot.com/)


O vereador Ivo Fiorotti participou em diversas atividades neste 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Pela manhã participou da 12ª Romaria do Trabalhador, em Gravataí . A cidade é um importante polo metal-mecânico, onde situa-se a Montadora da GM, linha de montagem do Celta. O setor industrial vive dias de apreensão devido a crise mundial com início nos EUA e atualmente afetando a classe trabalhadora do mundo inteiro.

A 12ª Romaria do Trabalhador é um evento que ocorre desde 1987 e destacou neste ano a temática influenciada pelo genial Charlie Chaplin, que realizou o filme O Grande Ditador (The Great Dictator, 1940), que foi seu primeiro filme com falas. O Grande Ditador foi filmado e lançado nos Estados Unidos um ano antes da entrada do país na Guerra de 1945.

Chaplin foi acusado de ser anti-americano, na época do macarthismo, num processo encabeçado por J. Edgar Hoover e foi expulso dos EUA indo para a Europa. Por sua genialidade, além do domínio de todas as fases de confecção de filmes, Charlie Chaplin é reconhecido como um dos gênios e a face da sua época.

Com o tema "Não somos máquina, pessoa humana é o que somos", o ato reivindicou dignidade e valorização do trabalhador, diante da crise capitalista mundial. O Vereador Ivo Fiorotti, participante desta 12ª Romaria do Trabalhador, na Cidade de Gravataí, destacou a importância de "resgate da valorização da pessoa do Trabalhador e da Trabalhadora neste momento histórico de precarização do trabalho e aprofundamento da exploração pelo aumento da produção". No que tange ao Sistema do Capitalismo Mundial, destacou ainda a polêmica dos "bancos de horas", que desfavorecem os(as) trabalhadores(as), sendo mais um mecanismo da exploração.
Atividades em Canoas

Já em Canoas, < http://www.youtube.com/watch?v=gXWtQA5GHXw > em comemoração ao dia do trabalhador, o prefeito Jairo Jorge, decretou passe livre, oportunizando para que milhares de trabalhadores(as) visitassem livremente seus familiares e tomassem conta dos parques da cidade, em especial, o Eduardo Gomes.

No parque, realizaram-se diversas manifestações culturais, prestação de serviços, como a vacinação preventiva a febre amarela, um dos principais objetivos, foi construir uma cultura da Paz. O prefeito destacou, a importância da data e da unidade da classe trabalhadora, representada no evento pelas centrais, Força Sindical e CUT (Central Única dos Trabalhadores).

O Fiorotti marcou presença também em Canoas, dialogando com diferentes representações das organizações sociais e segmentos categorias de trabalhadores, em particular, dos metalúrgicos, uma das que mais vem sentindo os efeitos da crise global.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog