sexta-feira, 4 de maio de 2018

Lideranças comunitárias recebem premiação do Legislativo Canoense


Na última quinta-feira, 03/04, a Câmara Municipal de Canoas realizou a entrega do Prêmio Líder Comunitário Clésio Aires de Oliveira, para lideranças comunitárias que se destacaram por sua atuação nas comunidades do município. A abertura da cerimônia ficou por conta do vereador Ivo Fiorotti, que é autor do projeto que institui o prêmio e dá o nome de Clésio, o primeiro presidente da União das Associações de Moradores de Canoas (UAMCA).
De acordo com Fiorotti, a iniciativa tem o objetivo de destacar o trabalho de pessoas que contribuem para município. “Ainda no meu primeiro mandato, em 2010, senti a necessidade de reconhecer o trabalho dos líderes comunitários, que ficavam, muitas vezes, no anonimato”, destacou.
Ao todo, foram 11 lideranças homenageadas, através das bancadas que compõem o Legislativo Canoense. Neste ano, a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), por meio de indicação do vereador Emilio Neto, indicou Claudia Farias como homenageada. A premiação ocorre anualmente em alusão ao Dia do Líder Comunitário, comemorado em 5 de maio, data criada a partir de projeto de lei do vereador Dario da Silveira.

HOMENAGEADOS

Amazonas Duarte - Indicação da bancada do PPS: Popularmente conhecido como Piá, é casado há 18 anos e tem dois filhos. Realiza eventos infantis há mais de 12 anos e, além disso, auxilia e colabora com as pessoas do Loteamento Prata, onde reside.
Claudia Farias - Indicação da bancada PT: Iniciou em 1990 o trabalho na comunidade Ildo Meneguetti (Guajuviras), ajudando a fundar a associação de moradores. Montou uma creche comunitária, trabalhou na Pastoral da Criança da Igreja Nossa Senhora Aparecida e desenvolveu projeto da Unesco na Escola Nanci Pansera. Participou no Projeto “Coma Bem”, ajudou a criar a ONG Flor de Miosótis e participou das Mulheres da Paz.
Gabriel Gonçalves - Indicação da bancada do PV: Militante da causa animal, é técnico em Meio Ambiente. Atuou no Instituto Canoas XXI e esteve à frente da construção dos estudos de demandas futuras, planejando de forma sustentável os equipamentos públicos para que sociedade tivesse livre acesso a eles. Em sua gestão, produziu o primeiro livro de indicadores locais, pensando em pessoas com deficiência visual e criou, ao lado de sua equipe, o Fórum de Socialização de indicadores locais da Gestão Pública. Foi Diretor de Planejamento, estando à frente da construção Plano Diretor Cicloviário.
Gerusa Cassiane Cantu - Indicação da bancada do PRB: Líder na Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira, no Bairro Rio Branco, faz um trabalho social voltado às mulheres carentes. Ministra cursos de costura, bordado e crochê, com o objetivo de dar uma outra visão de vida às participantes e um meio de ajudar no sustento de suas famílias.
Istelamar Silva Azevedo - Indicação da bancada do SD: Presidente da ONG "Transformando Dor em Amor", com mais de 200 membros. Por meio da entidade, presta serviços à comunidade do Bairro Rio Branco.
José Antônio Wener - Indicação da Bancada do PTB: Desenvolve um trabalho comunitário há mais de 50 anos junto à comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Graças. É presidente da Comunidade e Ministro das Eucaristias.
Letícia Gonçalves Tarrago - Indicação da bancada do MDB: Participou do Projeto Mulheres da Paz por cinco anos, fez curso de mediação e conflitos da antiga Justiça Comunitária. Foi coordenadora do Conselho Local de Saúde do Posto de Saúde da Mulher por dois anos e, atualmente, é coordenadora do conselho Local da UBS Igara. Também faz parte da Comissão de Fiscalização de Saúde do Conselho Municipal de Saúde de Canoas.
Odair José Loureiro - Indicação da bancada do PCdoB: Atua como líder comunitário desde 2006, desenvolvendo um trabalho social junto à comunidade. Uma das ações é a campanha Natal Feliz, que busca arrecadar junto aos moradores e comércio local, doces para distribuir às crianças carentes.
Paulo César Velasques Soares - Indicação da bancada do PP:  Fundador e hoje presidente do Centro de Recuperação Olaria de Deus, uma entidade cristã, sem fins lucrativos, criada em 2008 com a missão de recuperar dependentes químicos. O trabalho busca oferecer uma nova vida com valores e princípios para resgatar a cidadania das pessoas atendidas.
Pedro Antonio Dorneles Martins - Indicação da bancada do PDT: Com atuação nas comunidades carentes e foco no esporte, iniciou como diretor social da Sociedade Recreativa São Jorge, passando a vice-presidente e, posteriormente, presidente da entidade. Realiza um trabalho social com as crianças da localidade, oferecendo um espaço onde elas possam ter alimentação e lazer.
Vilmar Ferreira dos Santos - Indicação da bancada do PSD: No ano de 1980, criou a Associação dos Moradores do Bairro Rio Branco e, por meio da entidade, conquistou junto à Prefeitura o calçamento de toda a extensão das ruas Boa Saúde e Irineu de Carvalho Braga. Também conseguiu levar um posto de saúde para dentro da associação.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog