quinta-feira, 29 de março de 2018

Aprovado projeto de lei que institui o Dia Laranja pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas em Canoas


A Câmara Municipal de Canoas aprovou na última terça-feira, 27/03, o projeto de lei legislativo 0071/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti, que institui no município de Canoas, o dia 25 de cada mês, como o Dia Laranja pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas. A proposição representa uma oportunidade de buscar através dos órgãos públicos e instituições da sociedade civil formas de promover o comprometimento das pessoas com a causa. Em sua fala, Fiorotti ressaltou que dados demonstram que o Brasil é o país com a quinta maior taxa de feminicídio do mundo. "De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de assassinatos chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres", afirmou.
De acordo com a justificativa do projeto, Canoas vem realizando diversas formas de conscientização, e entre elas, já está promovendo o Dia Laranja, e a proposição vem com o objetivo de regulamentar a proposta para que seja uma data oficial e com atividades mensais no Município. Existem políticas públicas que já abordam essa luta, mas que mesmo assim, ainda não é o suficiente, pois a luta precisa ser diária através conscientização e luta pelo fim da violência contra as mulheres e meninas.
Conforme dados da Organização das Nações Unidades (ONU), o dia 25 de cada mês vem sendo considerado o Dia Laranja, como uma forma de alertar para a urgente necessidade de prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas. A cor laranja, por ser uma cor vibrante, representa um futuro livre de violência contra as mulheres, convocando ativistas, governos e agências das Nações Unidas para se mobilizarem nesta luta.
A ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidades para Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres -, já vem realizando diversas campanhas de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres e meninas. Entre elas, tomamos a liberdade de citar o movimento "HeForShe", traduzindo para o português, ElesPorElas, em que homens de diversas regiões do mundo estão abraçando a causa e lutando pelo fim de qualquer tipo de violência contra as mulheres.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog