sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tire suas dúvidas sobre como sacar o FGTS

A Prefeitura de Canoas divulgou todas as informações necessárias para que as pessoas que desejam realizar o saque do FGTS para cobrir as despesas causadas pelo temporal que ocorreu neste mês.

Quando o FGTS será liberado?
O início do processo para a liberação do FGTS será no próximo dia 11 de novembro nos locais abaixo, sempre das 9h às 18h.

Centro Social Urbano 
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 1790 - Mathias Velho

Igreja Imaculada Conceição
Endereço: Rua Ana Neri, 1309 - Rio Branco

CAIC
Endereço: Avenida 17 de Abril, s/nº - Guajuviras

Centro de Assistência Social La Salle
Endereço: Rua Lajeado,1300 - Niterói

Quem pode movimentar o FGTS?
Se você está trabalhando, foi demitido ou pediu demissão, poderá retirar o Fundo diretamente em algum caixa eletrônico, na CEF, ou poderá utilizar o Cartão Cidadão para sacar em qualquer caixa automático da Caixa ou lotérica. Contudo, o valor máximo autorizado para saque neste tipo de atendimento é R$ 1.500,00. Caso você queira retirar um valor superior a esta quantia, deverá comparecer diretamente no atendimento da Caixa Econômica Federal. A única restrição, reiteramos, que impede a retirada do FGTS é ter sido realizado alguma movimentação nos últimos 12 meses para a mesma finalidade.

Preciso comprovar que minha renda é inferior a 2,5 salários mínimos. Isso procede?
Esta questão ainda está sendo discutida entre a Prefeitura e a Caixa Econômica. Por enquanto, este critério não será um dos requisitos para a retirada do FGTS.

Somente quem mora nas regiões mais atingidas poderão sacar o FGTS?
Não. Todos os bairros de Canoas poderão ter acesso ao saque do FGTS, porém, os bairros foram diferenciados como "totalmente atingidos" e "parcialmente atingidos". Os totalmente atingidos não precisarão apresentar o laudo de reconhecimento e comprovação dos estragos da residência. Já os bairros parcialmente atingidos deverão obter o laudo com a Defesa Civil, o qual pode ser solicitado a partir do dia 29 de outubro. As regiões classificadas como totalmente atingidas foram: São Luís; Mathias Velho; Harmonia; Mato Grande; Fátima; Niterói; Rio Branco; Ilha das Graças. Os moradores destes locais poderão sacar o FGTS, apresentando a documentação necessária: documento de identificação pessoal; carteira de trabalho comprovando o vínculo empregatício, com cópia de todas as páginas onde consta o contrato de trabalho; número do PIS/PASEP/NIS; foto impressa com identificação do endereço (número da casa) e comprovante de residência na área atingida pelo desastre. Todas as demais localidades da cidade foram consideradas parcialmente atingidas. Portanto, seus moradores precisarão do laudo da Defesa Civil. 

Fui assaltado e levaram meus documentos, o que eu faço para conseguir sacar o FGTS?
Você deverá ir à delegacia e registrar um Boletim de Ocorrências. Com ele, você poderá comprovar sua identidade.

Como sacar o FGTS, se o comprovante de residência não está no meu nome?
Para a retirada do Fundo de Garantia é obrigatório uma comprovação de residência (conta de água, luz, telefone por exemplo), pois é por meio dela que será definido a necessidade do laudo de reconhecimento e comprovação dos estragos da residência. Aguardamos as definições da Caixa Econômica Federal para dar maiores detalhes de todo o procedimento para a movimentação do FGTS.


2 comentários:

Obrigado por comentar neste blog