quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Realizada sondagem do solo para implantar pilares do aeromóvel

A empresa Aeromovel Brasil S.A iniciou nesta semana a sondagem do solo para implantação dos pilares da primeira fase da linha 1 do Aeromóvel em Canoas. Ivo Fiorotti desde o seu primeiro mandato teve comprometimento em lutar pela construção da linha do Aeromóvel na cidade. Em dezembro de 2010, Fiorotti encaminhou um pedido de indicação para a Trensurb S/A e Ministério das Cidades, em que solicitava um estudo sobre a viabilidade da construção de uma via elevada de Aeromóvel na estação Mathias Velho, interligando o metrô com as regiões Leste e Oeste de Canoas. Também presidiu duas vezes na Câmara Municipal de Canoas, a Comissão de Acompanhamento da Implementação do Aeromóvel. Onde em 2012 acompanhou a assinatura do termo de cooperação para elaboração de projeto técnico.
Para Ivo Fiorotti, a construção do Aermóvel é um avanço para a cidade. “É uma solução para interligar duas regiões da cidade – bairros Mathias Velho e Guajuviras –, pois irá ajudar em diversas questões, entre elas a melhoria nas demandas do transporte público sem aumentar a quantidade de veículos nas ruas”, destacou.
Conforme o secretário municipal da Fazenda e coordenador do Comitê de Assessoramento para o Processo de Implantação do Aeromóvel em Canoas, Marcos Bosio, esse trabalho é necessário para a elaboração do projeto executivo, já que revela as características do solo e possíveis obstáculos. A conclusão está prevista para os próximos dias.

A primeira fase da linha 1 terá 4.665 metros e sete estações, desde a estação Brigada, no Bairro Guajuviras, até a estação Mathias Velho da Trensurb. Em breve será publicado edital para adequação da rede elétrica nesse trecho. Canoas é primeira cidade brasileira que deverá utilizar o aeromóvel, que tem tecnologia 100% nacional, para o transporte em massa. A previsão é de transportar cinco mil passageiros hora-sentido. O sistema tem menores custos de implantação e de operação, impactos urbano e ambiental mínimos, por funcionar em via elevada, além de apresentar altos índices de segurança.

Foto: Ireno Jardim/PMC
Informações: Prefeitura Municipal de Canoas

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog