Nesta terça-feira, 10, será realizada estrega da 19ª edição do Prêmio Picucha Milanez, pelo Legislativo canoense a mulheres que tenham se destacado em suas áreas de atuação. O evento acontece às 17h15, no Plenário da Câmara.
Serão 10 agraciadas na cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, por indicação das bancadas da Câmara de Vereadores. O Partido dos Trabalhadores (PT), por sugestão do vereador Ivo Fiorotti, vai entregar o Prêmio para Judith de Vasconcellos, formada em Filosofia pelo Unilasalle, natural de Camaquã.
A premiação, instituída em 1997, é conferida anualmente. Recebeu o nome de Picucha Milanez para homenagear Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”, falecida em 1973. Maria, Uruguaia, nascida em Rivera, em 1888, estabeleceu residência onde hoje é o Município de Canoas, aos sete anos de idade, juntamente com sua mãe. Aos 19 anos, casou-se com Fioravante Milanez. Picucha se destacou na luta pela construção do Hospital Nossa Senhora das Graças e pelo trabalho em favor de crianças carentes.
Judith de Vasconcellos
Formada em Filosofia pelo Unilasalle, natural de Camaquã. Desde 1958 mora em Canoas. Em 1979, atuou fortemente na organização da Vila Santo Operário, através da coordenação dos clubes de mães das comunidades eclesiais de base. Também participou da organização da Vila União dos Operários e da fundação da creche Vó Maria. Foi secretária da União das Associações de Moradores de Canoas, candidata a vice-prefeita pelo PT em 1985 e 1989. Atualmente, é funcionária pública municipal aposentada, atuando no Gabinete do Prefeito.



0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar neste blog