segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Novembro Negro promove 2° Semana da Consciência Negra

Nesta segunda-feira, 24, às 14h, será o lançamento da 2ª Semana da Consciência e Cultura Negra, que faz parte do “Novembro Negro”. O evento será realizado no Auditório Sady Fontoura Schiwitz do Paço Municipal, estendendo-se até o dia 29 deste mês. 

A abertura oficial do Novembro Negro foi no dia 3, desda data, a prefeitura já promoveu várias atividades, principalmente nas escolas municipais. Entre as atrações, estão: Museu do Negro, seminário sobre saúde da população negra, debates sobre a consciência e a cultura negra, contação de histórias afro-brasileiras e africanas, pesquisas sobre Umbanda e Candomblé, mostra de fotografia, cinema negro e feira da diversidade. 

De acordo com o secretário especial da Coordenadoria de Políticas para a Igualdade Racial, Sidiclei Mancy, as atividades sobre a consciência negra aconteciam de forma separada no município: "No entanto, em novembro, as escolas, associações, Movimento Negro, grupos afroculturais, escolas de samba, clubes sociais negros e casas de religião de matriz africana terão oportunidade de unificar suas ações em uma única programação”, disse.

Programações

Também integra o Novembro Negro: o 2º Seminário da Saúde da População Negra, dia 25, dass 14h às 17h30, no Sady Fontoura Schiwitz. 

O Cinema Negro será debatido no dia 27, na Coordenadoria de Políticas para Igualdade Racial, na Rua 15 de Janeiro, no Bairro Centro. O projeto, que tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME), leva às escolas exibição de filmes temáticos sobre a história da África, da cultura afro-brasileira e a história contemporânea.


O encerramento do “Novembro Negro” será na EMEF Ceará, na Rua São Paulo, 465, Bairro Mathias Velho, no dia 29, às 9h, com shows de escolas de samba.

A cultura afro nas escolas

A  Lei Federal 10.639/2003 que integra o tema estabelece que nas Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) seja incluída a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira no currículo escolar oficial.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog