sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Teleagendamento alcança 1.000.000 de agendamentos

Nesta quinta-feria, 28, a Prefeitura de Canoas promoveu uma cerimônia a consulta de número 1.000.000 agendada pelo Teleagendamento em Canoas. No evento, realizado no Paço Municipal, a usuária Hilda Nair Orso Vani, 58 anos, moradora do Bairro Harmonia, recebeu do prefeito Jairo Jorge um cartão gigante do Canoas Saúde, como símbolo do número alcançado.

O teleagendamento para marcar consultas de atenção básica em Canoas, para usuários do SUS, começou em 2 de março de 2012. Segundo o prefeito: "depois da implantação do sistema, os usuários não precisaram mais passar a madrugada na frente dos postos de saúde, enfrentando a chuva e o frio, para conseguir marcar uma consulta".

A marcação de consultas por teleagendamento facilitou o monitoramento das demanda dos usuários por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em reconhecimento à qualidade do serviço, Canoas foi reconhecida, em 2013, com o Prêmio Gestor Público, na categoria Tecnologia da Informação. O troféu foi concedido pelo Sindifisco e Afisvec. Representantes de, pelo menos, 17 municípios já visitaram Canoas para conhecer o teleagendamento e implementá-lo em sua região. Além de cidades do Rio Grande do Sul, estiveram no município gestores de Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Maranhão.

Acesso ao teleagendamento

O sistema de agendamento em Canoas é um serviço simples e rápido. Para ter acesso ao serviço, o usuário disca para o número 0800 6470 156, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. As ligações são gratuitas. Elas podem ser feitas de telefones fixos e de celulares, desde que o número seja identificado.

O atendimento é realizado por 40 atendentes, divididos em dois turnos de seis horas, cada um com 20 posições telefônicas, que operacionalizam um sistema de dados automatizado. Além dessa equipe, o trabalho é complementado nas UBS por mais 84 profissionais, responsáveis pelo atendimento aos usuários.

Com Informações da Prefeitura de Canoas

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