A Câmara de Canoas aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 8, a inclusão da Romaria das Águas da Bacia Hidrográfica do Guaíba no Calendário Oficial do Município. O fundador da Pastoral da Ecologia do Rio Grande do Sul e idealizador da Romaria das Águas, Irmão Antônio Cechin, sua irmã Matilde, Sr. Caco, presidente da Federação Afro Umbandista Espiritualista do RS (Fauers) estiveram presentes no espaço de Grande Expediente onde foi apresentada a programação da 20ª Romaria das Águas e na sessão que aprovou o projeto de lei do vereador Paulinho De Odé, que inclui a Romaria no Calendário do Município. O projeto nº 68/13 foi aprovado pelos vereadores e se tornará lei municipal em breve quado for sancionado pelo prefeito Jairo Jorge.
Em seu pronunciamento durante a votação do projeto, De Odé mencionou diversas lideranças religiosas que são referências na construção do diálogo interreligioso, como Irmão Antônio Cechin, Caco, Frei Wilson e o vereador Ivo Fiorotti. Para Paulinho De Odé, essas pessoas são exemplo de que é possível existir respeito, convivência entre as religiões que podem se unir em defesa da vida.
O vereador Ivo Fiorotti, que defendeu a aprovação do projeto de lei, salientou que a experiência da Romaria das Águas vai além da tolerância. A devoção a Nossa Senhora Aparecida das Águas une, num mesmo símbolo, católicos e outras denominações cristãs, afro umbandistas e religiões espiritualistas. "No mundo hoje existem muitos esforços para que haja tolerância, mas aqui, com a Romaria das Águas estamos inovando, indo além, evoluindo com a convivialidade fraterna entre diversas denominações religiosas que se unem numa causa ecológica e num mesmo simbolo religioso", destacou Fiorotti.
A sessão também foi marcada pela programação do "Outubro Rosa" de Canoas, que integra o movimento internacional de prevenção ao câncer de mama.
(na foto: Cechin, Fiorotti e Caco)
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar neste blog