Entre as agendas deste último dia do 4º Congresso Mundial da CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), na cidade de Rabat, Marrocos, os prefeitos Jairo Jorge, Canoas, José Fortunatti, Porto Alegre e Luciano Rezende, Vitória (ES), membros da Frente Nacional de Prefeitos(FNP), reuniram-se, em um café da manhã, com representantes Associação Nacional de Municípios de Moçambique (Anamm).
A ideia foi qualificar a relação entre cidades brasileiras e moçambicanas e apresentar os avanços do acordo de cooperação técnica. Canoas participa do projeto com a cidade de Matola, ajudando a qualificar os gestores da cidade moçambicana na área de Segurança Pública e Cidadã.
Jairo Jorge avaliou o encontro como importante para o conhecimento das etapas do projeto e organização dos técnicos envolvidos. "Essa troca de experiências será muito válida para todos, já avançamos bastante e não pouparemos esforços para avançar ainda mais", declarou.
O projeto
O Projeto, fruto do edital da União Européia, é coordenado pela CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) em conjunto com a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e ANAMM (Associação Nacional de Municípios de Moçambique) e tem por objetivo melhorar a gestão do desenvolvimento em escala local, sob uma ótica de boa governança, sustentabilidade e participação para a extensão do direito à cidade da população de Moçambique e Brasil.
Tem como meta consolidar as capacidades institucionais de gestão do desenvolvimento das autoridades, reforçando-os como agentes de desenvolvimento em nível local e como atores de desenvolvimento em nível nacional e internacional no âmbito da cooperação descentralizada Sul-Sul.
Cooperação Sul-Sul
A Cooperação Sul-Sul é um mecanismo de desenvolvimento conjunto entre países emergentes em resposta a desafios comuns. O PNUD Brasil reconhece que a existência de laços históricos e geográficos favorece o ambiente para que importantes lições de desenvolvimento possam ser aprendidas com a Cooperação Sul-Sul.
Para tal, o PNUD Brasil colabora com o governo brasileiro na promoção e implementação da cooperação técnica, por meio do compartilhamento de melhores práticas e da transferência de conhecimento, bem como da intensificação e da expansão de vínculos solidários entre os países cooperantes.
Crédito da notícia: Taís Dal Ri
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar neste blog