quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Castração de 2.400 animais começa na próxima segunda-feira


A castração coletiva de 2.400 animais em Canoas começa na próxima segunda-feira, 13. Os primeiros cães a serem levados para a clínica Agropoint, em Porto Alegre, serão os do Canil de Passagem. O espaço é anexo à Vila de Passagem e abriga cerca de 30 cachorros que foram retirados da área onde está sendo construída a BR 448.
 De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Judith Vasconcellos, os bichos passam nesta semana por uma avaliação clínica, já que só pode passar pela cirurgia o animal que estiver em boas condições de saúde. "Vamos começar por estes porque já estão chipados e recebendo medicação há algum tempo, devido às péssimas condições em que chegaram", ressalta.
Todos os dias, a equipe do Centro de Zoonoses e de Bem Estar Animal irá levar um grupo de 10 cães à clínica na Capital, que venceu a licitação para o serviço. Os animais ficarão em jejum e passarão por exames laboratoriais antes de passarem pela castração e permanecerão 8 horas em repouso para se recuperarem da intervenção. De segunda à quinta-feira, até o final do ano, serão grupos com a mesma quantidade de cães. Ainda neste mês, começa a chamada das famílias que inscreveram seus mascotes nas subprefeituras durante o mês de janeiro. Também em fevereiro acontecem as palestras com a coordenação da Unidade de Bem Estar Animal, que falará aos inscritos sobre posse responsável. Ao todo, foram 1600 animais cadastrados. "Após a estrutura e castração dos que foram inscritos, abriremos uma nova oportunidade para quem perdeu o prazo", esclarece a diretora.


Fonte: Prefeitura de Canoas (foto: Felipe Lause)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog