A sexta rodada das Plenárias de Serviço iniciou na noite de quinta-feira, 3, na Escola Estadual Visconde do Rio Branco, Região Sudoeste. A vice-prefeita Beth Colombo, que estava representando o prefeito Jairo Jorge, o vereador Geraht, o Cebola, o subprefeito Pedro Bueno, a diretora da escola, Neiva Moscheta, o secretário das Relações Institucionais, Mário Cardoso formaram a mesa de trabalhos da primeira Plenária desta edição. Os demais secretários municipais também estavam presentes e prestaram contas das ações e programas de governo, ouviram sugestões, críticas e pedidos.
O prefeito Jairo Jorge esteve ausente nos primeiros momentos da reunião, pois estava chegando da viagem que fez em Genebra, na Suíça em que participou da 2ª Conferência Ministerial da Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento. Canoas, foi a única cidade da América do Sul convidada para apresentar sua experiência sobre redução de violência.
O secretário Mário Cardoso apresentou um balanço das principais ações em todas as áreas do município, mostrando dados, números e resultados. Logo, o prefeito Jairo Jorge chegou e assumiu o comando da prestação de contas para a comunidade. Em seu discurso, o prefeito Jairo destacou a importância das Plenárias e da participação da população. "A finalidade deste encontro, é saber através da comunidade o que tem que ser melhorado no serviço público. Nós, do governo, temos que ouvir, para assim corrigir o que é preciso."
Ações por Canoas
Na plenária, o prefeito Jairo Jorge salientou alguns projetos estratégicos, como o Canoas Minha Terra. O projeto inclui a regularização fundiária, reassentamentos de famílias em locais de risco. Foi citado o exemplo dos moradores da Vila Dique que estão sendo transferidos para a Casa de Passagem. O prefeito lembrou do sorteio da Minha Casa, Minha Vida, que acontece no próximo domingo, dia 6, no Centro olímpico Municipal.
Na área de segurança, foi apresentado dados da Central de Áudio e Vídeo Monitoramento. Entre 2010 e 2011 já foram instaladas 39 nove câmeras na região Sudoeste. O prefeito falou sobre o trabalho de prevenção e rondas nas escolas pela guarda comunitária e a redução no número de homicídios na cidade, de 120 para 87. "Estamos trabalhando para reduzir ainda mais estes números".
Na saúde, Jairo Jorge ressaltou a importância da Unidade de Pronto Atendimento de 16h, que já atendeu em 2011 59.828 pessoas. Jairo Jorge falou sobre a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, na rua Cairú, bairro Rio Branco, que já esta em fase de finalização. "Esta unidade atenderá mais de 300 pessoas por dia".
Voz do povo
Os cidadãos presentes manifestaram-se através "fila do povo". Seis demandas foram relatadas no microfone. Mais de oitenta demandas foram através de perguntas ou depoimentos escritos. Os presentes abordaram questões envolviam saúde, serviços urbanos, meio ambiente, obras, esporte e lazer, entre outros.
Entre as reivindicações, foi do presidente da Associação de Moradores do Bairro Rio Branco, Walter Kuhnre Júnior, que solicitou que a Prefeitura fizesse um trabalho para fornecer mais informações e conscientizar a população sobre a coleta seletiva de lixo. Segundo Walter muitos moradores teriam dúvidas em como separar os materiais para a coleta.
O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Celso Barônio, informou ao morador que está sendo realizada na Prefeitura, uma grande ação conjunta entre várias secretarias. Segundo Barônio, a iniciativa vai abranger não só a coleta seletiva, mas várias questões que envolvam limpeza e preservação ambiental.
Na área de educação, representantes das Escolas Municipais Nelson Paim Terra e Paulo VI, questionaram sobre o fechamento das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nestas instituições. O prefeito Jairo Jorge respondeu que essa era uma informação equivocada, e que serão mantidas em funcionamento todas as turmas de EJA existentes nas escolas do município. A secretária adjunta de Educação, Marta Rufato, complementou afirmando que além de garantir qualidade e estrutura no EJA, serão melhoradas as condições de trabalho dos educadores dessa modalidade de ensino.
Participação popular e atendimentos da Prefeitura
O prefeito Jairo Jorge citou as formas de participação popular criadas em seu governo e os números obtidos na sua administração:
Subprefeituras - 2009: 45.493/ 2010: 74. 173/ 2011 (janeiro até setembro): 48.810
Prefeitura na Rua - 13.017 atendimentos em 120 edições
Audiências públicas - 1.953 atendimentos em 118 edições
Orçamento Participativo - 60. 946 (nas três edições)
Central do Cidadão - 25. 488 (2009, 2010 e 2011)
Próximas Plenárias
Sudeste
Dia 10 de novembro
Salão da igreja São Paulo
Rua Lajeado, 1366 - Niterói
Nordeste
Dia 17 de novembro
Caic
Avenida Principal, 430 - Guajuviras
Noroeste
24 de novembro
Centro Social Urbano
Avenida Rio Grande do Sul, 1790
Fonte: Prefeitura de Canoas (Notícia: Priscilla Freitas, Foto: Felipe Lause)




0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar neste blog