![]() |
| Décio Schauren ao centro |
Ocorreu nesta quinta-feira, dia 3, no estande da Câmara de Porto Alegre, lançamento e sessão de autógrafos do livro "A Busca das Origens: História e Genealogia da Família Schauren", pelo ex-vereador Décio Schauren. Estando impossibilitado de participar do evento, devido a sessão da Câmara, o vereador Ivo Fiorotti foi representado por sua assessoria e recebeu o livro autografado pelo autor, o amigo e companheiro de partido Décio Schauren.
O autor é natural de Picada Arroio do Meio, filho de Siegfried Schauren e Selma Deicke. Durante muitos anos Décio Schauren pesquisou a história da família, através de documentos, registros paroquiais e cartoriais, visitas e entrevistas com familiares, além de aprofundar seus conhecimentos sobre a imigração alemã. Em 2009 esteve na Alemanha, visitando os povoados do Vale do Rio Mosel e do Hunsrück, de onde eram originários seus antepassados. Durante 30 dias pesquisou registros de batismos, casamentos e óbitos antigos na Diocese de Trier. Lá estão arquivados os livros de registros paroquiais da região de onde veio a maioria dos imigrantes alemães do Rio Grande do Sul. Além disso, Schauren pesquisou listas de impostos de épocas anteriores ao início dos registros paroquiais e leu extensa bibliografia de História da região de seus ancestrais.
"A Busca das Origens" mostra em detalhes as raízes da família Schauren na Alemanha. O livro procura desvendar a saga dos Schauren e, ao mesmo tempo, a história comum de milhares de famílias de imigrantes alemães. Através de um mergulho no passado, o autor procura jogar luzes sobre o contexto histórico de cada época no qual viveram seus ancestrais. Destaca a influência de celtas, romanos e francos, cuja miscigenação étnica constitui a gênese dos habitantes do Hunsrück; resgata os tempos obscuros em que os antepassados camponeses foram oprimidos pelo sistema social feudal, tendo sua vida determinada pela Igreja Católica e, finalmente, apregoa o advento da Revolução Francesa, que criou as condições para que lograssem ser livres e donos de suas glebas.
Mais Informações neste link ou pelo e-mail decioschauren@terra.com.br





0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar neste blog