terça-feira, 16 de agosto de 2011

Câmara inaugura sistema interno de coleta seletiva

Na tarde desta terça-feira, 16, com a presença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Câmara de Vereadores de Canoas promoveu formação para funcionários da Casa sobre a Coleta Seletiva. A ação atende requerimento apresentado pelo vereador Ivo Fiorotti, em abril de 2010, para que todo o "lixo" produzido nos ambientes do prédio da Câmara de Vereadores de Canoas seja separado de acordo com o sistema de Coleta Seletiva, conforme a Lei nº 5451/2009. Na época Fiorotti mencionou a lei 5451 de 4 de dezembro de 2009,de sua autoria, aprovada nesta Casa Legislativa e sancionada pelo Prefeito Municipal, que estabelece a obrigatoriedade da separação “pelos seus produtores do lixo seco e do lixo orgânico em todo o Município de Canoas”.
Ao fazer o requerimento, Fiorotti argumentou aos colegas vereadores que Canoas, como, praticamente, a maioria dos municípios brasileiros vem adotando o sistema de Coleta seletiva de lixo que se compreende pela prévia separação na fonte geradora. A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem. A Casa que criou e aprovou a referida lei tem obrigação de dar o primeiro exemplo a população. Não podemos esperar que o povo cumpra as leis que suas autoridades apenas criam a não as põem em prática. Além da importância de cumprir a lei em si, como legisladores e cidadãos, sabemos do inerente valor das práticas ecologicamente sustentáveis.
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Canoas
E nesta terça os funcionários da Câmara puderam ouvir esclarecimentos da Secretária de Meio Ambiente e o Diretor da Casa explicou como vai funcionar a separação do lixo seco e orgânico nas dependências da sede do Poder Legislativo. Sendo que todos os setores do prédio terão espaços para a separação do lixo. Já antes de haver esta iniciativa oficial da Câmara, no gabinete do vereador Fiorotti, o lixo já era separado, embora fosse misturado ao sair da sala, por falta deste serviço ser efetivado na Casa. Mas, sempre cumprimos nossa parte, damos nosso exemplo, exigindo que toda a Câmara assumisse o compromisso com a coleta seletiva.
Fiorotti parabenizou a Câmara pela iniciativa, o empenho dos funcionários presentes na palestra, reforçando que "é preciso começar em casa". Para o vereador "a Coleta Seletiva tem, entre outras, a importância da geração de trabalho e renda, a questão da sustentabilidade e a solidariedade".
Ao lado, a logomarca da Campanha Ecológica do mandato do vereador Ivo Fiorotti, que tem como lema: "Somos vivos, solidários com a vida do planeta".

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog