A ordem de serviço para início do processo de regularização fundiária da Vila União dos Operários, no bairro Mathias Velho, será assinada pelo prefeito Jairo Jorge às 17h de sábado, dia 4, na Rua 18 de Novembro, 448. Com isso a empresa contratada por meio de licitação deverá iniciar o levantamento técnico do local. Os moradores da União dos Operários também receberão informações sobre as etapas do trabalho e o instrumento jurídico a ser utilizado para que possam obter a posse legal de seus imóveis.
Este é um processo necessário para a contratação dos trabalhos do programa de regularização fundiária “Canoas Minha Terra”, sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. O cadastramento das famílias já foi realizado pelo Unilasalle, por meio de convênio.
Serão regularizados 1.240 lotes, beneficiando cerca de 5,7 mil pessoas. A área da Vila União dos Operários foi ocupada há 30 anos e a população conquistou na Justiça a posse da terra.
Esta obra de regularização fundiária foi uma conquista da população da Vila União dos Operários no Orçamento Participativo de 2009, quando foi a demanda mais votada. E na ocasião, o vereador Ivo Fiorotti e sua equipe estiveram presentes na votação da 3ª Rodada do Orçamento Participativo apoiando a demanda dos moradores. Durante todo o dia, mesmo com chuva, os assessores e o próprio vereador caminharam com os membros da Associação de Moradores da Vila União dos Operários (AMVUO) pela região, convocando e mobilizando a população a participar do pleito que resultou em vitória das famílias.
O vereador Ivo também é morador na Vila União dos Operários e foi um dos presidentes desta associação (AMVUO). Seja como morador e líder comunitário da União dos Operários ou como vereador, Ivo Fiorotti está sempre lutando por esta comunidade e por tantas outras do município que almejam a regularização fundiária, o que também resulta em outras melhorias para a população que mais precisa.
Nesta foto, os líderes comunitários e apoiadores da luta pela posse da terra e organização da Vila União dos Operários, presentes em homenagem na Câmara de Vereadores pelos 30 anos da AMVUO.
Na foto da direita, Dona Juvila, uma das primeiras famílias que ocuparam a terra da União dos Operários e que participou de todas as lutas e hoje continua residindo no local.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar neste blog