Inaugurada em 2003, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vitória teve uma importante conquista, com a publicação, no dia 22 de janeiro de 2014, do Decreto Municipal 8, de 13 de janeiro, que torna a escola bilíngue para surdos.
É a primeira escola de Canoas onde os alunos poderão aprender a língua de sinais brasileira, primeira a ser ensinada, e o português escrito. No Estado do Rio Grande do Sul, a pioneira é a Escola de Surdos Bilíngue Salomão Watnick, de Porto Alegre.
Agora, a formatação de uma nova Proposta Político Pedagógica da escola, que será aprovada pela Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação, deve regulamentar a aprendizagem através das mãos.
As matrículas para 2014 estão abertas, no total de 100 vagas, dos 4 aos 60 anos. A EMEF Vitória fica localizada na Rua Caçapava, 400, no Bairro Mathias Velho. Mais informações são obtidas pelo telefone (51) 3472.0897.
Mari Mantelli, que foi a primeira diretora da EMEF Vitória, disse que "a comunidade surda ainda continua na luta por seus direitos, entre eles, a Associação de Surdos e a Central de Intérpretes de LIBRAS”.
Para o vereador Ivo Fiorotti, que é autor da lei nº 5649/2011, que "instituiu o Dia Municipal dos Surdos comemorado anualmente no dia 26 de setembro, integrando o Calendário Oficial do Município de Canoas", esta é uma vitória importante para comunidade e cultura surda de Canoas. "A Escola Vitória, com seu próprio nome, expressa que a comunidade surda de Canoas vem sendo vitoriosa em suas lutas. Esta é mais uma conquista das famílias que tem filhos surdos, da comunidade e cultura surda e de toda a comunidade canoense, e é também uma demonstração de sensibilidade política e respeito com a cidadania por parte do governo do prefeito Jairo Jorge", comentou Fiorotti.
Com informações do site da Prefeitura de Canoas.
Imagem do site: educacaobilingueparasurdos-pmsp.blogspot.com.br
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar neste blog