quarta-feira, 1 de julho de 2009

Câmara de Vereadores aprova criação do Parlamento Jovem em Canoas

A Câmara dos Vereadores de Canoas aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 35/2009, que institui o Parlamento Jovem em Canoas. A proposta foi apresentada pela Prefeitura da cidade, através de sua Coordenadoria da Juventude, recebendo de imediato apoio dos parlamentares do município. O vereador Ivo Fiorotti, ao encaminhar a votação como líder do PT, ressaltou o caráter educativo do projeto, “Além de oportunizar o aprendizado aos jovens, esse PL tem mecanismos que garantem a utilização do que é essencial na política: a argumentação. Os jovens e as escolas terão que argumentar, utilizar do convencimento para alcançarem seus objetivos”, afirmou.

O Parlamento Jovem é um dos instrumentos que a nova gestão municipal pretende implantar para fomentar a participação dos jovens na elaboração de políticas públicas. A organização do Parlamento Jovem se dará nos moldes do legislativo municipal. Serão 15 vereadores mirins, representando toda a cidade. O projeto prevê que escolas das três redes de ensino poderão se inscrever no processo de eleição. Caso haja mais de 15 escolas inscritas, ocorrerá um sorteio público para a escolha. Nas escolas, alunos matriculados na 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio poderão se candidatar a Jovem Vereador.

As sessões deverão acontecer preferencialmente na Câmara Municipal de Canoas. Sendo a primeira delas, com solenidade de diplomação dos eleitos.

Conforme a proposta de cronograma apresentada, os trabalhos aconteceram na seguinte ordem:

Março – Convite e escolha das escolas.

Abril – Eleição do partido temático junto as comunidades escolares.

Abril/Maio- Inscrições das candidaturas; debates dos candidatos nas respectivas escolas.

Maio – Eleição dos Jovens Vereadores em âmbito escolar.

Junho/ Julho – Preparação dos Jovens Vereadores para a pose e participação nas sessões do Parlamento Jovem: aprimorando das matérias que serão apresentadas no decorrer da sessão legislativa.

Agosto – Sessão de diplomação, posse e escolha da mesa diretora: primeira sessão ordinária.

Setembro – Segunda sessão ordinária.

Outubro – Terceira sessão ordinária: audiência com o Prefeito Municipal para entrega da síntese dos trabalhos realizados pelo Parlamento Jovem.

Novembro – Divulgação através da Imprensa Oficial do Município e no sítio eletrônico do Município da síntese dos trabalhos pelo Parlamento Jovem.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog