quarta-feira, 29 de abril de 2009

Aprovada lei que proíbe carne de porco nas escolas do município

foto: Luicx/especial

A Câmara dos Vereadores de Canoas aprovou na última terça-feira, 28, o Projeto de Lei 2833/2009, de autoria do vereador Emílio Neto (PT), que proíbe o uso da carne suína e seus derivados na merenda escolar servida na rede municipal de ensino. A solicitação atende pedido de alunos freqüentadores da Igreja Adventista, que em razão da crença religiosa não podem comer carne de porco, e ficavam sem alimentação nos dias em que esta carne era servida nas escolas. O vereador Ivo Fiorotti votou favorável ao projeto.

Na sessão de aprovação do Projeto, o Clube de Desbravadores recebeu homenagem da Câmara, pelos 59 anos de existência mundial. Em Canoas, são mais de 300 desbravadores, a maior parte ligada a Igreja Adventista.

Ao encaminhar a votação do projeto na casa, como líder do PT, Ivo Fiorotti saudou a iniciativa, “Ao trazer essa matéria para casa, o vereador (Emílio Neto), faz com que reconheçamos a importância da garantia da liberdade de expressão religiosa, como diz a constituição. Mas, sobretudo, garantimos o direito a alimentação, que se torna uma realidade para todas as crianças”, disse.

Emenda

A Lei que proíbe a carne de porco foi bastante discutida no plenário. O vereador Eri (PSDB) apresentou emenda na qual solicitava alteração da redação da Lei, “ao invés de proibir, que seja feita uma alternativa de alimentação”, explicou Eri. Por onerar o estado, a emenda foi considerada inconstitucional pela Comissão de Constituição e Justiça e não pode tramitar. Emilio
foto: Anselmo Duarte/especial
Neto explicou que o projeto será emergencial, “Já foi feito um acordo com o Secretário de Educação (Paulo Ritter) e o executivo vai apresentar um projeto no qual essa proposta será aceita, teremos alternativas de alimentação nos dias da carne suína.

O Projeto de Lei foi aprovado com os votos de 9 dos 12 vereadores presentes.

5 comentários:

  1. Gostei muito desta Lei que foi aprovada, pois meus filhos estavam se sentindo excluidos da merenda da escola quando-lhes eram servido alimentos derivados da carne suina. nós adventista temos por principio e convicção Religiosa de nos abstermos destes e outros alimentos considerados impuro para consumo. Parabenizo assessoria de imprença do Vereador Ivo Firotti por nos dar o total apoio divulgado esta matéria e pelo voto a favor na Camara de Vereador Um Grande Abraços a Todos e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
    Mateus 15:11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure meditar melhor todo o contexto desta passagem

      Excluir
    2. Não vim para mudar as leis mas para fazer cumprir. (Não comerás suíno estatuto perpétuo).
      Que quer comer por Paulo por esse ou aquele(homem) tens todo o direito. Mas semear a corrupção e crime. Não falará aquilo que Deus não o disse. Pois terá que ser ver com ele. E mais a igreja de Jesus está assentada em Pedro não em Paulo . E Pedro disse para não comer.

      Excluir
  3. gostei muito desta lei . espero q outros municipios adotem. como foi a reação das escolas ?
    aceitaram com facilidade ?

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar neste blog