quarta-feira, 29 de abril de 2009

Orçamento Participativo na Câmara de Vereadores

A pedido do vereador Ivo Fiorotti, a sessão da Câmara dos Vereadores do dia 23 teve como assunto do Grande Expediente o Orçamento Participativo. Ivo convidou o secretário de Relações Intitucionais, Mário Cardoso e o diretor de Orçamento Participativo, Célio Piovesan para tratarem do tema.

Foto: divulgação
Ao cumprimentar os visitantes e a comunidade presente no plenário, Fiorotti falou sobre o OP como impotante instrumento de promoção da cidadania, "Desde a campanha o prefeito tem falado da participação popular na gestão pública. No período de transição do governo, ele consolidou essas proposta através da apresentação dos 30 programas estratégicos para cidade, agora estão sendo discutidos pela população para que ela escolha o que é melhor", afirmou.


Na apresentação o OP, Piovesan fez um relato completo da 1ª Rodada do OP em Canoas, onde foi discutido o Plano Plurianual da Cidade, eleitos os delegados e a população da cidade teve o primeiro contato com esta forma de política pública. Ele explicou a estrutura das próximas etapas do processo. Na 2ª Rodada acontece a plenária de serviços, para avaliação do que é apresentado pela prefeitura. Na etapa seguinte, acontece a a escolha especifica das demandas, que terão sua viabilidade técnica analisada pelo executivo. Ao final acontece a rodada de votação e avaliação do processo.




Abaixo tabela com prioridades da cidade, vitadas na 1ª Rodada do OP


* Em vermelho as 10 prioridades de cada região
** Região Sudeste: Niterói e Nossa Senhora das Graças
Noroeste: São Luis, Mathias Velho, Harmonia e Centro
Sudoeste: Rio Branco, Mato Grande e Fátima
Nordeste: Guajuviras, Igara, São José, Olaria, Estância Velha, Mar. Rondon









Calendário da 2ª Rodada - Plenária de serviços

Sudoeste - 13/05
Sudeste- 20/05
Nordeste - 27/05
Noroeste - 3/06

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog