domingo, 22 de março de 2009

OP em Canoas

A implantação do Orçamento Participativo (OP), em Canoas, já começou. No primeiro evento público, a Prefeitura, através da Diretoria do Orçamento Participativo, realizou o Seminário Orçamento Participativo como instrumento de gestão pública, participação popular e controle social, na sexta-feira, 20, no Salão Nobre da Câmara de Indústria e Comércio (CICS). Mais de 300 pessoas acompanharam as apresentações realizadas por Célio Piovesan, diretor do OP, Luciano Fedozzi, professor da UFRGS e especialista no assunto, Nestor Schwertner e Adeli Sell, vereadores de São Leopoldo e Porto Alegre respectivamente e de Osvaldo Ferreira, líder comunitário do bairro São Luiz.

Os palestrantes salientaram o OP como importante instrumento de participação e decisão na forma de aplicar os recursos públicos. Para Luciano Fedozzi, o momento era histórico para a construção de uma “democracia democrática”: “O objetivo é democratizar as relações entre comunidade e a administração pública, são cerca de 40 experiências de OP pelo mundo inteiro”, disse.

Cronograma do OP Canoas 2009


25/03 a 15/04 - Audiência pública dos Programas do PPA - Definição dos programas prioritários para a região; eleição dos delegados.

01/05 a 30/06 - Planária Microrregional de obras e serviços - Debate e apresentação de obras e serviços para os bairros; eleição dos delegados.

Após 15/09 - Assembleia Pública Municipal- Eleição eletrônica das obras e serviços com viabilidade técnica e financeira para a cidade.

Após 15/12 - Entrega do Plano de Investimentos para a cidade - Avaliação do processo do OP Canoas 2009 e planejamento OP Canoas 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog