quinta-feira, 21 de junho de 2018

Votos de Pesar pelo falecimento do Tenente Coronel Reformado, Avelino Iost

O dia amanheceu triste nesta quinta-feira, 21/06, pois perdemos um grande amigo. O Seu Avelino, como era carinhosamente chamado pelos amigos, teve uma trajetória muito importante, que ficará na memória de todos aqueles que o conheceram. Avelino Iost foi um dos que sofreram perseguição política, quando foi desligado da escola de oficiais da Aeronáutica. Entre as lembranças, está o ato de coragem de Iost, que acompanhou a resistência de 214 suboficiais e sargentos que impediram o bombardeio do Palácio Piratini, a mando dos conspiradores que pretendiam abortar a legalidade, liderada pelo então governador Leonel Brizola, em 1961.
Avelino Iost era amigo próximo do Coronel Alfeu de Alcântara Monteiro, morto em 4 de abril de 1964, durante a Ditadura Militar, no prédio principal do V Comando Aéreo Regional (Comar), em Canoas. Até seus últimos dias de vida, Seu Avelino lembrava de cada detalhe da noite que perdeu o amigo.
Tive a oportunidade de conhecer o Seu Avelino no início dos anos 90, e desde então, muito aprendi com ele. Pude levar sua história e experiência de vida para muitas pessoas. Nos últimos anos, mesmo com suas limitações físicas, Avelino fazia o possível para contribuir com o conhecimento da sociedade.
Ainda no primeiro ano do meu mandato, em 2009, tive a oportunidade de homenageá-lo pelo cinquentenário de perseguição sofrida dentro do exército. Em 2017, tive a oportunidade de participar de uma aula conjunta com ele, para alunos do professor Adolfo Simon, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Rubem Carlos Ludwig.
Foram muitos momentos de luta, resistência e reflexão, que tenho total certeza, ficarão nos registros históricos do nosso país. Avelino sempre será lembrado como um grande lutador, que tive a honra de conhecer, e com ele, também aprender.

Um comentário:

  1. Prezado Ivo, eu estou escrevendo uma biografia sobre o Aviador Tenente ROberto Brandini, que lutou na Italia durante a 2a. Guerra, compondo o 1. Grupo de Caça ao lado do Brig. Rui Moreira Lima. Li sua reportagem que infelizmente relatou o falecimento do Cel. Avelino. Como o Seu Avelino foi da geração dos cadetes do Brandini e Rui, eu teria muito interesse em comprar o livro dele "Perseguição e Resistência na Aeronáutica: eu vi e vivi”, que nao encontrei nas livrarias. Alem disso, eu gostaria de entrar em contato com a familia para saber se ela teria alguma foto da epoca de Escola Militar ou da Escola de Aeronautica. Estas fotos podem ser importantes na biografia e para resgatar a História da FAB! Agradeço sua atenção

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar neste blog