quarta-feira, 27 de abril de 2016

Obra do Sistema Aeromóvel de Canoas inicia na primeira semana de maio

O Líder de Governo, vereador Ivo Fiorotti, participou nesta quarta-feira, 27 de abril, da assinatura da Ordem de Início dos Serviços de realocação da rede de distribuição de média tensão de iluminação pública, bem como dos cabos aéreos e subterrâneos para Sistema Aeromóvel de Canoas. O ato ocorreu no Auditório Sady Schiwitz do Paço Municipal. A Instaladora Mercúrio Ltda, empresa contratada por meio de licitação, iniciará a obra civil na primeira semana de maio. A obra terá extensão de cinco mil metros, entre a Estação Mathias Velho e Avenida 17 de Abril, no Bairro Guajuviras. O tempo de conclusão é de oito meses. Orçada em R$ 5,2 milhões, a obra será financiada pela Caixa Econômica Federal (CEF).  A execução ocorrerá em meia pista, sem interferir no fluxo de veículos e sem desvio de tráfego.
Para Fiorotti, esse processo mostra com clareza o início das obras do Aeromóvel. “Com essa ação, a população vai enxergar que as obras estão iniciando. Com o Aeromóvel não estamos apenas melhorando a mobilidade urbana, mas também sendo protagonistas neste modal de transporte”, acrescentou.
Para o prefeito Jairo Jorge, a assinatura da ordem de serviço é um passo muito positivo para as obras. “Hoje é um momento histórico para a cidade, porque estamos dando um passo concreto e efetivo, materializando um sonho de mais de 30 anos”, destacou. E para que o aeromóvel se transforme em um novo modal de transporte coletivo no Brasil e no mundo, a experiência de Canoas deve ter sucesso. “E é exatamente isso que está sendo construído aqui em Canoas, um transporte de massa, sustentável”. 
Para o gerente de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades Luís Eduardo Barbosa, o projeto, além de pioneiro, é inovador. Barbosa diz acreditar que o novo modal servirá de referência para outros estados. Esta obra faz parte de um conjunto de ações do Sistema Aeromóvel. Além da realocação de interferências serão executadas obras de remanejo das adutoras, fundações, pilares e vigas da via elevada, estações de passageiros e reurbanização ao longo das vias.
Demais obras civis:
-Remanejo das adutoras - Aguardando aprovação do projeto pela CEF. Processo licitatório tramitando. Prazo de 6 meses para execução.
-Via Elevada (fundações, pilares e vigas) - Projeto aprovado pela CEF. Processo licitatório tramitando. Prazo de 24 meses para execução.
-Estações de Passageiros - Projetos em elaboração (92% executados). Prazo de 6 meses para execução da obra.
-Reurbanização ao longo das vias - Projetos em elaboração (90% executados). Etapa final das obras.
Em paralelo estão em andamento os projetos executivos do Pacote Tecnológico do Sistema Aeromóvel: carrocerias dos veículos, propulsores, chassis e truks, trilhos, Sistema de Sinalização e Controle, Processo de Certificação.
Presenças 
Participaram do evento a vice-prefeita, Beth Colombo, o diretor-proprietário da Mercúrio, José Ramos; o diretor-executivo da Aeromovel Brasil S/A, Marcus Coester; o secretário municipal da Fazenda e coordenador do comitê de implantação do Aeromóvel de Canoas, Marcos Bosio; o secretário municipal de Transporte e Mobilidade, Luís Carlos Bertotto, e demais integrantes do governo municipal.

Fonte: Alessandra Obem/PMC
Foto: Tony Capelão

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog