segunda-feira, 18 de abril de 2016

Fiorotti participa de palestra sobre o protagonismo da participação social em Canoas

Na última quinta-feira, 14 de abril, o Líder de Governo, vereador Ivo Fiorotti, participou da cerimônia realizada no Auditório Sady Schiwitz, que marcou a abertura da Revisão Estratégica da Cidade, além da instalação do Comitê Gestor do processo.  Em 2016, completam-se cinco anos do Congresso da Cidade, que projetou 43 iniciativas e 104 ações para o futuro de Canoas para os próximos dez anos - 2011-2021. “Neste momento temos que pensar a questão da democracia e da cidadania. O Congresso da Cidade foi um exemplo de política pública de indução da cidadania. Em Canoas, tanto a participação como a cidadania devem ser questões de política pública. Nós temos que ter orgulho, responsabilidade e compromisso, mas também reconhecido do que foi feito”, salientou Fiorotti.
Para o secretário adjunto de Relações Institucionais, Célio Piovesan, o momento é importante para o processo de participação. “Uma etapa importante para se fazer um balanço do que foi proposto, mas também refletir sobre o que foi aprovado. A grande espinha dorsal deste fórum é fundamentada na participação da cidadania”, destacou.
Na ocasião, foi apresentada a estrutura do processo de revisão que será coordenado por um Comitê Gestor, formado por membros do governo, Câmara de Vereadores e sociedade civil. As representações serão exercidas pelo Gabinete do Prefeito, a Secretaria das Relações Institucionais (SMRI), de Projetos Especiais, Captação e Inovação (SMPECI) e o Instituto Canoas XXI, pela Câmara Municipal, o vereador Ivo Fiorotti, o Sindicato da Indústria Metal Mecânica, (SIMECAN), o Sindicato dos Metalúrgicos e a União das Associações de Moradores de Canoas (Uamca).
Serão realizados debates e discussões, propondo uma análise dos projetos vistos dentro da conjuntura atual. As metas definidas em 2011 para os dez anos seguintes, serão revistas pelos delegados eleitos naquele ano e pela participação popular em quatro seminários regionais, a partir dos dias 23 de maio, no Quadrante Sudoeste; dia 25, no Quadrante Sudeste; dia 30, no Quadrante Nordeste; e dia 1º de junho, no Quadrante Noroeste. A participação dos cidadãos é fundamental para debater, contribuir e traçar as estratégias para o desenvolvimento de Canoas.
Importância da Participação Popular
Após a solenidade, foi realizado o painel “Impasses da Democracia no Brasil”, com a participação do filósofo e pesquisador Leonardo Avritzer, também no Paço Municipal. Ele fez uma análise da importância da participação social, “é preciso criar sinergia entre estado e sociedade civil”. Cientista político, com diversos estudos sobre o desenvolvimento do Orçamento Participativo em municípios brasileiros, Avritzer destaca o protagonismo do Sistema de Participação Popular e Cidadã realizado em Canoas, como o Orçamento Participativo, por exemplo. “Canoas desenvolve instrumentos de participação social com protagonismo. O tempo inteiro de forma transparente, as pessoas exercem governança com o município, aliás, vai além, o que me deixou muito grato ao saber que existe um conselho para fiscalizar licitações em Canoas”, exemplificou. Ressaltou a necessidade de se forçar instrumentos do controle social e de fiscalização e acompanhamento do Poder Público.

Com informações da Prefeitura de Canoas (Jornalista Patrícia Duarte)
Foto: Ireno Jardim/PMC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog