quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Prefeitura de Canoas inicia choque de limpeza especial

Em um grande esforço de restabelecer a limpeza nas áreas atingidas pelo temporal, a Prefeitura de Canoas iniciou, nesta quarta-feira (6), mais uma etapa de recolhimento de entulhos com o Choque de Limpeza Especial. O primeiro dia de ação ocorreu no bairro Mathias Velho, entre as ruas Curitiba e São Paulo.
Durante o ato de lançamento da operação especial, o prefeito Jairo Jorge reiterou à população do compromisso do Município em recuperar a limpeza das áreas. "A Prefeitura trabalhará nos próximos 60 dias mais intensamente pela conclusão deste serviço para que os bairros afetados voltem ser limpos e belos como sempre foram".
Durante 60 dias, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) permanecerão nessas áreas para a continuidade da retirada do material, como telhas, madeiras e móveis. Além disso, a Prefeitura realizará no mês de janeiro a ação nos quadrantes Noroeste e Nordeste durante quinze dias consecutivos.
A execução de limpeza, nas regiões da Rio Branco e Niterói, contará com a ampliação dos equipamentos para cada região, com duas retroescavadeiras, um caminhão garra, três caminhões truck e um caminhão toco. A capina, roçada e pintura de meio-fio acompanhará o cronograma do Choque de Limpeza de Canoas, realizado desde 2009, em todos os quadrantes da cidade.
Vale ressaltar que na madrugada do dia 14 de outubro, Canoas passou por um grande temporal que afetou mais de 50 mil famílias que tiveram suas casas destelhadas e móveis danificados, uma das maiores catástrofes da nossa cidade desde a última enchente da década de 60. E o resultado disso foi para as ruas. Já no dia seguinte, a Prefeitura iniciou uma força-tarefa nas áreas atingidas que totalizou, até o momento, 5.923 cargas de caminhões caçamba, o equivalente a 2,5 campos de futebol do material originados em função da tempestade, significando um aumento de 122% no serviço de recolhimento da cidade. E o Município já aplicou, de outubro a dezembro, mais de R$ 1 milhão para a execução do serviço.
Como a população continua com os consertos de suas casas e de forma fragmentada, é necessária a continuidade da ação de limpeza, iniciada em outubro, retornando em ruas e locais onde a limpeza já foi executada por diversas vezes pelas equipes dos Serviços Urbanos.
Esforço
"A Prefeitura sempre se esforçou para manter a cidade limpa, o exemplo está aqui na vala da rua Curitiba, que antes era um lixão e agora melhorou muito, é o paraíso. Quanto aos entulhos foi algo da natureza, e a administração está dando uma atenção especial para este fato desde que tudo começou. A expectativa é muito grande para que volte tudo ao normal", declarou a moradora da região Lenir Gonçalves, 55 anos, que já trocou as telhas da sua casa.
Presença
Participaram do evento a vice-prefeita, Beth Colombo; o secretário municipal de Serviços Urbanos, Alcy Oliveira, o Cica; a subprefeita da Noroeste, Maria Aparecida Rodrigues; e demais integrantes do governo.
Ecopontos
A Prefeitura pede à população para depositar seus materiais (telhas, galhos e madeira, móveis, caliças, plásticos e pneus) em um dos ecopontos mais próximo da sua região. O atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sábado. O acesso mensal aos Ecopontos aumentou de 2.469, em 2014, para 3.757, em 2015, o equivalente a 51%.
Fonte: Alessandra Obem - Prefeitura de Canoas
Foto: Brenda Garnize

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog