quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Moradores da Santo Operário recebem documentação de legitimação de posse dos terrenos

O Líder de Governo, vereador Ivo Fiorotti, participou na manhã da última quarta-feira, 09 de dezembro, do ato de entrega parcial da documentação de legitimação de posse do terreno na Vila Santo Operário. A entrega ocorreu no salão da Comunidade Jesus Operário, na Vila Santo Operário, bairro Harmonia. Na ocasião, 429 famílias que moram nas quadras 1 a 5 e 19 a 32 receberam a documentação.
Conforme Ivo Fiorotti, o momento é de alegria, de uma conquista que era esperada há 36 anos pelos moradores da região que sempre lutaram pelo direito de posse do seu terreno. “Na época em que a Santo Operário foi ocupada, não havia política pública e os moradores muitas vezes eram perseguidos pelo poder público. Hoje a realidade é outra, mas não podemos nos esquecer de todas as lideranças que tiveram um papel fundamental para chegarmos até aqui”, destacou. O vereador também acrescentou que a comunidade passa a ter segurança sobre a sua moradia. “Temos certeza que a caminhada valeu a pena, e estou muito feliz com a conquista da comunidade. Esse processo veio para garantir a segurança de cada um e cada uma em seu terreno”, afirmou.
Para o líder comunitário, Oli Borges, o Orçamento Participativo (OP) na cidade de Canoas teve um papel fundamental para essa conquista. “Os moradores pediram através do OP o processo de regularização fundiária da nossa vila. Nos organizamos e lutamos para que nosso sonho se tornasse realidade. Além de toda a pavimentação da Santo Operário, agora vamos ter as escrituras dos nossos terrenos”, salientou.
O prefeito Jairo Jorge lembrou o compromisso que assumiu com a comunidade, de fazer diferente das demais gestões. “Em 2009, quando fui eleito prefeito de Canoas, eu assumi com a ideia de fazer diferente e honrar o povo simples e batalhador. Hoje estamos com todas as ruas da Vila Santo Operário pavimentadas e realizando a entrega da documentação de legitimação de posse dos terrenos”, concluiu.

A Vila Santo Operário foi ocupada em 1979, em uma área particular demarcada urbanisticamente pelo Município, para a regularização fundiárias dos terrenos. A conquista da regularização foi por meio do Orçamento Participativo de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog