sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Fiorotti participa da reunião do Conselho de Desenvolvimento Urbano que aprovou área para construção da APAC

O Líder de Governo, vereador Ivo Fiorotti, participou na última quinta-feira, 26 de novembro, da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação que autorizou o uso de área para a construção da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). A área que fica em frente à Praça da Juventude e próxima ao Complexo Prisional de Canoas será cedida pela Prefeitura. “Nós, como vereadores, ficamos entusiasmados com a proposta da APAC na cidade, pois é uma iniciativa humanizadora”, afirmou Fiorotti.
Conforme o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Adriano Klafke, Canoas será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a ter experiência com o sistema APAC. “A iniciativa tem um método de sucesso e vem como um caminho junto com o Complexo Prisional de Canoas. Será uma forma inovadora, para diminuir os índices de reincidência e fazer com que as pessoas não se submetam a facções criminosas dentro dos presídios”, relatou.
A apresentação da APAC foi realizada pelo Procurador de Justiça, Gilmar Bortolotto, que salientou a importância da associação para a recuperação de apenados. “Tenho experiência de 17 anos na fiscalização de presídios no Estado e sempre foi difícil compreender que 70% das pessoas acabam retornando para a prisão. Hoje é necessário buscar formas de recuperação dos condenados, e a APAC é uma delas”, destacou.
O atendimento da APAC trabalha com a recuperação dos apenados e à reinserção social, onde são envolvidos nas atividades do local, trabalho, estudo e valorização da vida. A construção do local poderá ter a utilização de fundos do Ministério Público, proveniente do pagamento de penas alternativas e multas de condenações. No Brasil, existem 150 APACs em diferentes estados, onde alguns ainda estão na fase de construção. Em Canoas, a expectativa é que sejam atendidos 100 presos.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Guilherme Ortiz, o secretário municipal do Instituto Canoas XXI, Celso Pitol e os membros do conselho.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog