segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Projeto do Vereador Ivo Fiorotti altera nome de rua no Bairro Olaria

Na sessão desta quinta-feira, 6, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei do vereador Ivo Fiorotti que denomina Rua Onorino Andreaza, antes conhecida como Rua Desafio Jovem, no bairro Olaria. A mudança é uma homenagem reivindicada pelos moradores da região. 
Consta no texto do Projeto que o logradouro público ficou conhecido com um nome não denominado legalmente, o que causava transtornos. Segundo o vereador Ivo Fiorotti, a reivindicação de dar uma denominação legal ao logradouro partiu dos moradores, assim como a definição do nome. “Os moradores optaram por homenagear uma pessoa que ali residiu e que deixou bons exemplos a serem sempre memorados”, ressaltou o vereador.

Onorino Andreazza (28/02/1922 - 06/06/2002)

Onorino Andreazza, filho de Josué Santos Andreazza e Tereza Rech, nasceu em 28 de Fevereiro de 1922, na cidade de São Francisco de Paula/ RS. Mais tarde mudou-se para Caxias do Sul, onde se casou com Elvira Ansila Zotti, com quem constituiu uma família de dez filhos.

No ano de 1961, Onorino decidiu vender suas propriedades e mudou-se para a cidade de Canoas, onde comprou dez hectares de terras no Bairro Estância Velha. E nesta propriedade, em Canoas, Onorino criou seus dez filhos, juntamente com sua esposa dona Elvira.

Com uma visão de futuro, empreendedorismo e preocupação com a vida da cidade, Andreazza reservou uma área de terra com medida de 8 metros por 1000 metros na lateral de sua propriedade, garantindo que hoje a população possa ter uma via pública, a conhecida Rua Desafio Jovem. Está para ser denominada de Rua Onorino Andreazza, em sua homenagem, por uma demanda de seus moradores.

Onorino Andreazza foi tropeiro, agricultor, caminhoneiro e, por fim, metalúrgico. Como agricultor, desbravou terras que cultivou para produzir e ajudar a construir as riquezas deste país. E tudo se deu com muito suor, trabalho e perseverança, sempre com o apoio da esposa Elvira.

Onorino faleceu em 6 de junho de 2002, às 22h, no Hospital Nossa Senhora das Graças e foi sepultado no cemitério Parque Jardim São Vicente, em Canoas, deixando nove filhos e 22 netos e 23 bisnetos, junto com muita saudade. Seus filhos: Zaudir, Valdevir, Adeblair, Tereza, Ivanir, Deolindo, Maria Providência, Onorino e Leonel, Nadir Luis (em memória).



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog