segunda-feira, 7 de julho de 2014

Debate sobre o Tráfico Humano

O tráfico de pessoas consiste no ato de comercializar, escravizar, explorar, privar vidas, ou seja, é uma forma de violação dos direitos humanos. As vítimas são obrigadas a realizar trabalhos forçados, entre eles prostituição, serviços braçais, domésticos, em pequenas fábricas, além do comércio de órgão. Por este motivo, com o intuito de alertar e terminar com esse abuso, a Secretaria de Mulheres do PT Canoas promoveu a debate "Tráfico Humano", neste sábado, 5, no Instituto Pestalozzi.  O vereador Ivo Fiorotti, assessoria, a vice presidente do PT Vani Piovesan e a secretária de Mulheres do PT Canoas Rosa Marcela, estiveram presentes no debate.

A ideia do evento era promover um debate sobre o tráfico humano; “o Brasil precisa enfrentar essa chaga e podemos começar por Canoas.” No País, o tráfico de pessoas é a maior fonte de renda com tráfico, superando a venda de drogas e armas, movimenta, aproximadamente, 32 bilhões de dólares por ano, segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).  Em 2002, outra pesquisa apontou que a maior concentração é nas regiões pobres, com 241 rotas de Tráfico Humano. Do total, 110 rotas são relacionadas com o tráfico interno – intermunicipal e interestadual – e 131 rotas são para o tráfico internacional, de acordo com a única pesquisa sobre o tema no país.

As mulheres são apontadas como o principal alvo, pois o retorno financeiro para o traficante é maior, visto que a prostituição, atividade mais desenvolvida por pessoas do sexo feminino é o destino de 79% das vítimas do tráfico humano, neste percentual também estão incluídas crianças. O trabalho forçado, exercido por homens, mulheres e crianças, representa 18%. Essa atividade movimenta cerca de 32 bilhões de dólares por ano, privando a vida de mais de 2,5 milhões de pessoas.

Presenças

O debate promoveu duas mesas, a primeira de saudação foi composta: pela secretária de Mulheres do PT Canoas, Rosa Marcela; vice presidenta do PT, Vani Piovesan; a executiva do PT, Joceane Gaspareto; Secretária Estadual de Mulheres do PT, Telassim Lewandowski; representando a presidente do Pestalozzi, Suzana Riger;  e a companheira palestina Maysar Hassan, que trouxe para a discussão detalhes da cultura palestina.


“Com a nossa sempre ministra e deputada Maria do Rosário na Plenária da Secretaria Municipal das Mulheres do PT Canoas, rico debate sobre a instigante realidade do trágico Humano.” Destacou o vereador Ivo Fiorotti sobre a presença da deputada e a importância do debate. A segunda mesa técnica foi composta: pela ex-ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; a coordenadora do Conselho Municipal de Justiça e Segurança, Lecir Ribas; e a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico, Alexia Maurer.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog