segunda-feira, 28 de abril de 2014

Participação do vereador Ivo Fiorotti na 3ª Feira do Livro de Harmonia


Na última sexta-feira, 25, o vereador Ivo Fiorotti esteve na 3ª Feira do Livro Comunitária do Bairro Harmonia, para o “Encontro com o Escritor”, uma das atividades promovidas pela Feira. O evento aconteceu na Praça Sargento Rosa (Rua Eça de Queiroz), às 15h30.

A atividade fez parte da programação da Feira e tem o objetivo de, através do escritor, promover um diálogo sobre as experiências do profissional e a importância da leitura. O vereador trouxe para o encontro um pouco das ideias do seu livro “Alétheia - a cidadania em construção", lançado em 2012. A conversa reuniu alunos do Colégio Estadual Tereza Francescutti, que, após o término do evento, receberam exemplares da obra na sessão de autógrafos do vereador.  Para a aluna Larissa Aparecida Pereira (foto), que recebeu a obra, o assunto do livro lhe chamou muito a atenção e acredita ser importante a participação e compreensão dos temas abordados.

A obra “Alétheia - a cidadania em construção" aborda, através do dialogo com a personagem Alétheia, temas da filosofia política, relacionados com eventos sociais de hoje na cidade de Canoas. O assunto principal da obra é a cidadania e a democracia participativa, a partir das experiências que o povo canoense tem vivenciado com o Orçamento Participativo. A publicação é a primeira parte de uma coleção de artigos abordando os clássicos da filosofia política, nos períodos antigo, medieval e moderno e é mais uma publicação da AOSOL (Associação Educativa e Cultural dos Trabalhadores Solidários).

 
Lançamento na Feira: “Canoas para Lembrar quem Somos – Bairro Harmonia: Um mosaico gigante em Canoas”

O livro foi organizado pela atual coordenadora do projeto “Canoas para lembrar quem Somos”, Cleusa Maria Gomes Graebin, desde 2006.  A iniciativa é uma idealização da Prefeitura de Canoas e do Centro Universitário La Salle (Unilasalle), nasceu em 1994, com a professora Rejane Pena na coordenação, até o momento que ela se aposentou no Unilassale. Este ano a ação comemora 20 anos na atividade de reconstruir a história de Canoas a partir dos seus bairros.

Atualmente, o projeto já lançou 14 livros, sendo que São Luiz e São José estão impressos na mesma obra.  Mas para a conclusão da iniciativa faltam quatro bairros, Marechal Rondon, Olaria, Brigadeira e Industrial e Ilha das Garças, a previsão é até 2016.

Segundo Cleusa Maria, “o projeto é importante porque ele trabalha com as vozes, com as pessoas dos bairros. A gente privilegia os moradores, aqueles que vivem no cotidiano do bairro, que ali trabalham, possuem um envolvimento e conhecem esse local. E nós conversamos com essas pessoas e acabamos conhecendo uma nova Canoas, que ficava escondida, mas que agora está acessível para todos.”

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog