quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Santo Operário celebra Festa de Reis

Ainda integrando a programação do 5º Natal da Transformação, no próximo dia 6 de janeiro vai ser realizado na Vila Santo Operário a Caminhada de Reis e visita ao menino Jesus na Manjedoura, realizado pela Associação Terno de Reis.
Programação (dia 6 de janeiro de 2014):
Início da cantoria na Comunidade Nossa Senhora da Luz e encerramento na Comunidade Jesus Operário, com teatro e encerramento do Natal da Transformação.
20 horas: Saída da Comunidade Nossa Senhora da Luz e caminhada pelas ruas: São Pedro Pescador, Índio Gretã e Negrinho Santo, até a Comunidade Jesus Operário.

Na década de 70/80 ainda no regime militar, o êxodo rural foi acentuado no RS, milhares de famílias deixaram o campo em busca de dias melhores nas cidades, oportunidade de emprego na indústria, na construção civil, e outros, que culminou com a construção do Pólo Petroquímico em Triunfo. Nesse período iniciaram as grandes ocupações de terras em Canoas, Santo Operário, União dos Operários, mais tarde o Guajuviras e tantas outras áreas. Para garantir o direito de posse os moradores organizaram suas associações, o movimento comunitário era forte naquele momento. As periferias aumentavam sem planejamento, ausência de infraestrutura, falta de luz, água e ruas. Eram muitas as necessidades. Através das organizações e reivindicações as conquistas foram acontecendo e melhorando a vida das famílias. 
Na década de 90 um dos temas da Campanha da Fraternidade era “Culturas Oprimidas”. Foi aí que um pequeno grupo de moradores, Oli, Frei Roque, Olmiro e Eugênio, vindos do interior do RS, que conheciam a tradição de Santos Reis, resolveram organizar um Terno de Reis para visitar as famílias, utilizando instrumentos musicais, a bandeira do Divino Espírito Santo, para levar a mensagem do nascimento do Menino Jesus, através da cantoria em forma de oração. Desde então, a tradição continua com visitas às famílias, com encerramento no dia 6 de janeiro. Alem da festa de acolhida nas famílias, as mesmas participam de uma grande confraternização nas comunidades, onde reúne todas que foram visitadas e outros. 
Hoje a Associação Terno de Reis Santo Operário tem quinze integrantes comprometidos com a tradição Santos Reis. E neste ano a festa de Reis acontece com uma novidade para Canoas. Além do Terno de Reis Santo Operário, temos o grupo de Terno de Reis da Secretaria Municipal da Cultura e a festa de Reis faz parte do Natal da Transformação, da Prefeitura de Canoas.
Clique AQUI e saiba mais sobre o Natal da Transformação.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog