terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Plantão da Associação atende moradores para entrega de BCI e informações sobre IPTU/Taxas 2014 na Vila União dos Operários

Durante todo o dia do último sábado, 18, o vereador Ivo Fiorotti e assessoria colaboraram no trabalho da Associação de Moradores da Vila União dos Operários (AMVUO) que fez plantão para a entrega de BCI (Boletim do Cadastro Imobiliário) e no atendimento dos moradores para dar informações sobre IPTU/Taxas 2014. A Associação esclareceu aos moradores de que até 2013 o IPTU/Taxas da Vila União dos Operários era debitado no nome do proprietário de toda a área de 42 hectares (gleba) que é a Nelpa Negócios Imobiliários e Representações Ltda. 
Com a conquista da Regularização Fundiária, liderada pela Associação no Orçamento Participativo, os lotes foram individualizados e, naturalmente, o IPTU começa, em 2014, a ser debitado para o morador do lote (que com a regularização, através do USOCAPIÃO, passará a ser o proprietário). O moradore que já tem sentença de USOCAPIÃO e já registrou seu terreno no Cartório de Imóveis deverá averbar na CAC (Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão) da Prefeitura sua certidão de registro para ter seu nome de proprietário incluído no BCI (Boletim do Cadastro Imobiliário). A central de atendimento da CAC fica na Rua Ipiranga, 120 e atende pelo 0800 510 1234. 
A Diretoria da Associação e o vereador Ivo Fiorotti negociaram com a Prefeitura para garantir a entrega de cópia do BCI para os moradores. No BCI consta o nome do morador (proprietário de fato) do lote e a descrição detalhada da composição do custo do IPTU e das Taxas de Coleta de Lixo e dos Bombeiros. O vereador e a Associação conseguiram garantir o comprometimento do Município em emitir os próximos documentos do IPTU com o nome do morador (proprietário de fato) do lote.
O plantão da Associação durante todo o sábado foi muito produtivo, já garantindo a entrega de aproximadamente 1/3 das 1.359 cópias de BCI encaminhadas pela Prefeitura. O plantão continua nos próximos sábados das 9 horas ao meio dia. Para o presidente da AMVUO, Alcindo Pereira, frisou que "o fato de o morador ter em mãos o BCI é importante, inclusive para que saiba corretamente as medidas de seu lote e da área construída. É um documento importante", avalia. 
O vereador Ivo Fiorotti, que também é morador da Vila União dos Operários, trabalhou durante o sábado auxiliando a diretoria da associação, esclarecendo seus vizinhos sobre Regularização Fundiária e IPTU/Taxas 2014. "Todo este trabalho que a AMVUO está tendo agora é resultado de lutas anteriores e de conquistas garantidas pela participação popular. Conquistamos no OP a regularização dos terrenos e outras melhorias importantes que a Prefeitura vem realizando. Como moradores, temos consciência do quanto o governo do prefeito Jairo Jorge já investiu em nossa Vila", avaliou Fiorotti.
Foto de Luiz Antônio Moura

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog