sábado, 25 de janeiro de 2014

No FST Fiorotti participa de debates sobre Meio Ambiente, Reforma Urbana e Participação Popular

Depois de ter participado ativamente do Fórum Mundial de Educação em Canoas, entre os dias 21 a 23 de janeiro, nesta sexta-feira, 24, o vereador Ivo Fiorotti também acompanhou diversos debates no Fórum Social Temático em Porto Alegre. Diante de tantos temas sendo debatidos, Fiorotti avaliou que todos tem enorme importância, mas considerou indispensável sua participação em atividades que abordaram sobre Meio Ambiente, Reforma Urbana e Participação Popular, com debates sobre os 25 anos do orçamento Participativo. 
Educação Ambiental, Inclusão Social e Cidadania
Na primeira hora do dia o vereador Ivo Fiorotti participou de uma mesa de trabalhos promovida pela Itaipu Binacional, através do Programa Cultivando Água Boa (CAB), com o tema: “Educação Transformadora e a Construção de um Novo Paradigma: Diálogos entre Gestão por Bacia Hidrográfica, Plantas Medicinais, Produção e Consumo Sustentável, Educação Ambiental e Inclusão Social e Cidadania”, que aconteceu na Câmara Municipal de Porto Alegre. 
Fiorotti compartilhou sobre a experiência da HOCOUNO (Horta Comunitária da Vila União dos Operários), destacando que a entidade, praticamente, não comercializa a produção, mas promove através de seu trabalho a educação ambiental e o consumo consciente. Nesta mesa também participou o Instituto Cultural Padre Josimo.
Vereadores pela Reforma Urbana
Também na Câmara Municipal de Porto Alegre, Fiorotti participou de oficina com o tema "A reforma urbana e o compromisso dos legislativos municipais em dar consequência as decisões da V Conferência Nacional das Cidades". Este evento foi promovido em parceria pela Câmara de Porto Alegre, Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana (FRENAVRU) e União dos Vereadores do Brasil (UVB). Entre outros assuntos compartilhados com colegas vereadores de outras cidades e estados, Fiorotti destacou o Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Consórcio Pró-Sinos, que tem acompanhado de perto o trabalho do Consórcio PróSinos, Comitesinos, bem como o Plano de Bacia. O vereador canoense também destacou as ações do Município de Canoas em prol da regularização fundiária, inclusive atualizando a legislação. Colocou que através do programa "Canoas Minha Terra", o Governo Municipal vem transformando uma realidade de mais de duas décadas de falta de moradia e irregularidades. Além de novas moradias, o governo vem regularizando ocupações e nelas realizando obras de infraestrutura e melhorias urbanas. 
Fiorotti também falou sobre a etapa municipal da V Conferência Nacional das Cidades, que registrou a presença de 446 participantes e elegeu 21 delegados (as) para a etapa estadual. Disse que o Município tem o Conselho de Desenvolvimento Urbano e está estudando a criação do Conselho da Cidade, o que poderá ser um só conselho. No final da tarde os vereadores voltaram a se reunir para tratar sobre a FRENAVRU.
25 anos do Orçamento Participativo
Durante a tarde o vereador Ivo Fiorotti participou das atividades comemorativa aos 25 anos do Orçamento Participativo, no Salão de Atos da UFRGS. A primeira atividade foi sobre "Balanço e Perspectivas dos 25 anos do Orçamento Participativo e contou com a participação do secretário adjunto da Secretaria das Relações Institucionais e Monitoramento de Canoas, Celio Piovesan. 
Num segundo momento o debate teve o título de "Dos Avanços Democráticos ao Protagonismo Popular: Retrospectiva dos 25 anos do Orçamento Participativo" e contou com a participação do prefeito de Canoas, Jairo Jorge e de Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-Prefeito de Porto Alegre, onde criou o Orçamento Participativo como experiência pioneira no mundo. As atividades também contaram com a participação de Pedro Pontual, representando o Governo Federal, João Motta, Secretário Estadual de Planejamento e Gestão, Iria Charão, a primeira Coordenadora do OP de Porto Alegre entre 1989 a 2002 e Diakalia Ouattara, da Costa do Marfin e membro do Conselho Internacional do FSM.
Rede Gaúcha de OP e 14ª Conferência do OIDP
Na mesma tarde também ocorreu o ato de lançamento da Rede Gaúcha de OP, das atividades comemorativas aos 25 anos do Orçamento Participativo e da 14ª Conferência do OIDP (Observatório Internacional da Democracia Participativa), que será em Canoas, nos dias 3,4 e 5 de junho de 2014. 
O prefeito Jairo Jorge convidou para esta conferência e comentou que a cidade de Canoas trabalhou pela criação da Unidade Temática de Autonomia, Gestão e Participação da Rede Mercocidades, que está sob sua coordenação. Canoas também é a cidade coordenadora da Rede Brasileira de OP. Jairo também apresentou o Sistema de Participação Popular e Cidadã que em Canoas já possui 10 instrumentos que abrem portas para que o cidadão possa participar das decisões do governo.
Ivo Fiorotti avaliou como muito proveitosa sua participação no Fórum Social Temático de 2014 e destacou a grande presença de canoenses nas atividades comemorativas aos 25 anos do OP. "Não poderia ser diferente, pois, Canoas é referência mundial em participação popular", frisou.

A imagem superior (lançamento da Rede Gaúcha de OP) e as imagens com Celio Piovesan e Jairo Jorge foram extraídas do site da Prefeitura (crédito de Ireno Jardim)
Mais informações no site do FST (www.forumsocialportoalegre.org.br)
Leia mais sobre o Fórum Social Temático e o Fórum Mundial de Educação neste blog:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog