quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

FME: segundo dia marcado com debates sobre Educação, Ambiente e Sustentabilidade

Nesta quarta-feira, 22, no segundo dia do Fórum Mundial de Educação (FME) o debate foi provocado com os temas Educação, Ambiente e Sustentabilidade. As discussões foram mediadas pela integrante do Instituto Paulo Freire, Sheila Ceccon e a mesa foi composta pela prefeita de Comunal I de Bakao - Mali (África), Fotoumata Konte, a representante da associação feminista União de Mulheres Alternativa e Resposta de Portugal (UMAR) – Brasil, Leslie Campaner de Toledo e, pelo Instituto Superior de Cabo Verde, Aidil de Carvalho Borges. A palestrante Fotoumata apresentou a educação como instrumento para construir um outro mundo possível, com justiça climática. Defendeu que é a partir do desenvolvimento local, da promoção de democracia e da participação da população que é possível transformar o mundo.
Com a declaração de que “não há sustentabilidade sem as mulheres”, Leslie abordou o tema sob a perspectiva de gênero. Ela também comemorou a grande participação de mulheres nesta edição do FME, pois, este é o fórum com mais presença feminina, desde 2001 quando iniciou.
Aidil, de Cabo Verde, com sua própria experiência abordou sobre a dicotomia metrópoles versus periferias na realidade africana, o que é muito diferente dos continentes americano e asiático. Ela observou que "existem várias Áfricas no mesmo continente”.
Na parte da tarde seguiram as atividades dos grupos temáticos e as atividades culturais.
Nesta quinta-feira, 23, o FME continua na ULBRA, onde pela parte da manhã debaterá o tema Gestão Democrática - a Educação como Direito Humano. Na parte da tarde, a programação do FME integra a Marcha de abertura do Fórum Social Temático em Porto Alegre, no Largo Glênio Peres a partir das 15:30 horas. Nos dias 24 e 25 ocorrem as atividades autogestionárias.
Clique AQUI e confira a PROGRAMAÇÃO

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog