quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

FME encerra com poesia, dança, apresentação de teatro por pessoas com deficiência e debate sobre Gestão Democrática - a Educação como Direito Humano

Nesta quinta-feira, 23, o vereador Ivo Fiorotti participou das atividades de encerramento do Fórum Mundial de Educação (FME) que teve como tema geral "Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias". O Fórum que conjuga trocas de experiências, partilha de ideias e projetos, confraternização, arte e cultura, sempre começa suas atividades dos dia com apresentações artísticas. Neste terceiro dia não foi diferente. A recepção dos participantes foi com Mostra de Teatro Popular, iniciando com o Monólogo Poético do ator canoense Arnaldo Bauer. Em seguida se apresentaram os grupos Retalhos, Game Over e a Associação Legato.
Machado de Assis, Vinicius de Morais e Afonso Guimarães, entre outros autores de diferentes fases da literatura brasileira, tiveram obras lembradas por Arnaldo Bauer. Nas apresentações de dança, jovens de escolas públicas mostraram talento e protagonismo artístico. Já o grupo da Associação Legato de Canoas, com o espetáculo Celebridades, mostrou talento, capacidade e potencial que as pessoas com deficiência tem na prática de atividades artísticas e culturais. O show mostrou que é possível promover a “Inclusão da Pessoa com Deficiência através da Arte”, conforme expressa o lema da entidade.
Após as apresentações culturais que abriram o terceiro e último dia do Fórum Mundial de Educação, deram-se início aos debates, tendo como foco a questão da Gestão Democrática - a Educação como Direito Humano. A mesa foi composta pelos seguintes debatedores: Maria do Rosário - Ministra Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - Brasil; Marcelo Gonzalez Magnasco - Secretário Geral Confederação Educadores Americanos (CEA) - Argentina; Alaa 'Abu Karaki – Relações Públicas e Gerente de projetos da DW Internacional - Jordânia; Moussa Ndiaye - Vice-Prefeito e encarregado da área de Educação de Pikine, região metropolitana de Dakar, Senegal. E a moderação ficou a cargo de Claudir Nespolo - Instituto Integrar, Central Única dos Trabalhadores - Brasil e a relatoria com  Rozane Zirmmer - Educação Popular - Brasil.
Moussa Ndiaye, Vice-Prefeito de Pikine, agradeceu aos canoenses pela acolhida e hospitalidade. Em nome do seu povo ele mencionou o prefeito Jairo Jorge agradecendo a todos os canoenses. Ele é uma das autoridades que integraram a 1ª Reunião do Comitê Intercontinental de Mobilização da Rede do Fórum de Autordades Locais de Periferia (FALP), que foi realizado no terceiro encontro deste fórum, em Canoas, nesta segunda-feira (20).
Os debates foram seguidos do lançamento do Caderno de Educação em Direitos Humanos e pela apresentação das conclusões e encerramento. Na parte da tarde os participantes do FME seguem para Porto Alegre onde terá a caminhada do Fórum Social Temático. O vereador Ivo Fiorotti participará do Fórum em Porto Alegre, onde vai colaborar na atividade "A reforma urbana e o compromisso dos legislativos municipais em dar consequência as decisões da V Conferência Nacional das Cidades", que acontecerá as 10 horas no Auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Fiorotti também participará das atividades relacionadas aos 25 anos de Orçamento Participativo, que ocorrem a partir das 14 horas no Salão de Atos da UFRGS. Este evento contará com as presenças do secretário adjunto da Secretaria das Relações Institucionais e Monitoramento de Canoas, Celio Piovesan, o prefeito Jairo Jorge, Olívio Dutra e Tarso Genro.
Foto de Ireno Jardim e Paula Vinhas (Prefeitura de Canoas)
Conheça a programação completa do Fórum Social Temático no site: www.forumsocialportoalegre.org.br 
Mais notícias sobre o FME, estão nos sites da Prefeitura de Canoas (www.canoas.rs.gov.br) e do FME (www.fmecanoas2014.com.br).

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog