A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação(SMDUH) realizou, na tarde desta quarta-feira (23), reunião com grupo de trabalho para tratar da prevenção a enchentes nas cidade de Canoas e
Esteio. O GT, que é formado pelas secretarias do Meio Ambiente(SMMA) e Desenvolvimento Urbano e Habitação das duas cidades, Escritório de Engenharia e Arquitetura(EEA) de Canoas, representantes da Refinaria de Petróleo Alberto Pasqualini (REFAP), do Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio e da Metroplan, analisou estudos de drenagem a serem realizados nos Arroios Guajuviras, Esteio e Sapucaia, respectivamente.
De acordo com a secretária de Habitação de Canoas, Joceane Gasparetto, foram abordadas a possibilidade de contratar outros projetos executivos - além dos que estão sendo realizados - para evitar novos alagamentos na região. " As chuvas têm sido intensas e caem em um curto espaço de tempo, resultando em transtornos. Por isso, queremos aprimorar esses projetos, pois não podemos mais permitir que cidadãos e empresas sejam castigados pela enchente", destaca, informando que as duas cidades pretendem captar recursos em conjunto.
Obras em Canoas evitam alagamentos
Ao contrário da cidade vizinha, onde 10 bairros ficaram tomados pela água, a cidade de Canoas registrou pontos de alagamentos nas ruas Berto Círio no bairro São Luiz e Antônio Frederico Ozanan no bairro Industrial, além de outros casos pontuais. Contudo, não houve necessidade de retirar moradores de suas casas.
Segundo o Secretário de Obras, Alcy Paulo de Oliveira, Cica, Canoas está livre de alagamentos mais sérios graças ao trabalho constante de limpeza da rede de esgotos pluviais e bocas de lobo. O serviço é executado pela Diretoria de Esgotos Pluvias(DEP).
Semanalmente, dois caminhões de hidrojateamento atuam em cada quadrante, atuando na limpeza das bocas de lobo. "Estamos na fase final das canalizações nas ruas Edgar Fritz Müller no bairro Rio Branco e da rua Buttenbender no bairro Fátima. Com isso, eliminaremos, de vez, as enchentes nesses bairros", afirma.
Crédito da notícia: Giliane Greff
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar neste blog