quinta-feira, 6 de junho de 2013

Fiorotti participa de entrega de viaturas para Brigada Militar

Vereador Ivo Fiorotti com Secretário de Segurança do Estado, Airton Michels
O Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, vereador Ivo Fiorotti, participou na manhã desta quinta-feira, 06, da entrega de 11 viaturas à Brigada Militar, que serão utilizadas nos 11 Núcleos de Policiamento Comunitário do município. O evento ocorreu em frente ao Paço Municipal, onde o prefeito Jairo Jorge anunciou seis ações e medidas de políticas públicas de segurança para Canoas. O secretário de Segurança do Estado, Airton Michels, também estava presente e fez a entrega simbólica da chave dos veículos para o major PM Daniel Duarte Machado.
Entre as autoridades presentes, estava o chefe da Polícia Civil, delegado Rodolfo Pacheco; do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fagundes; do comandante de Policiamento Metropolitano, coronel Paulo Moacir Stocker; do comandante do 15º BPM, tenente-coronel Mário Ikeda; do coordenador de Policiamento Comunitário, coronel Júlio César Marobin; secretários municipais, subprefeitos, policiais militares e civis.
O Policiamento Comunitário é um dos pilares da Segurança Cidadã, instituída por Tarso Genro quando foi ministro da Justiça e que se concretiza com a parceria do Estado.
Fiorotti comemorou a conquista, considerando que o Policiamento Comunitário é uma das medidas que garantem a aproximação dos moradores com os agentes de segurança do município.

Confira as medidas: 

Implantação de 11 Núcleos de Policiamento Comunitário
Funcionarão em áreas de vulnerabilidade social, a maior parte nas regiões dos bairros Guajuviras e Mathias Velho, com 34 PMs - três policiais e uma viatura em cada um - mais um comandante. Os PMs atuarão na mediação, conciliação e interposição de conflitos, sempre na mesma comunidade, em parceria com a Guarda Municipal. 

Concessão de bolsa-auxílio para PMs do Policiamento Comunitário
Cada PM do Policiamento Comunitário receberá bolsa mensal de R$ 600,00 incluindo auxílio-moradia, para residir, preferencialmente, na sua área de atuação e, assim, criar vínculos mais fortes com a comunidade. As 50 bolsas de R$ 450,00, destinadas aos 32 PMs e 18 policiais civis que atuam no Território de Paz Guajuviras serão mantidas.

Concessão de bolsa complementar a PMs e policiais civis por cumprimento de metas 
O município vai pactuar metas semestrais com a Brigada Militar e Policia Civil. Quando forem cumpridas pelos Núcleos de Policiamento Comunitário e no Território de Paz Guajuviras, inicialmente, os policiais receberão bolsa complementar em junho e dezembro, com recursos do Município.

Criação das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP)
Cada uma das quatro áreas - Nordeste, Noroeste, Sudoeste e Sudetes - terá seus próprios indicadores para orientar ações e investimentos específicos, dando continuidade ao trabalho do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). 

Implantação de Ronda Comunitária em praças
O projeto-piloto de Ronda Comunitária, com guardas municipais, vai beneficiar, inicialmente, as praças Cônego Lotário Steffens, Dona Mocinha, Pio X e Antônio Carlos Vianna. 

Aquisição de equipamentos para implantação completa da Sala Integrada de Monitoramento (SIM) 
O prefeito Jairo Jorge homologou o processo de licitação, por meio de chamamento público, para implantação de um conjunto de soluções tecnológicas, visando a implantação completa de uma Sala Integrada de Monitoramento (SIM), a gestão e monitoramento de veículos e serviços ligados aos órgãos de segurança pública da cidade. Duas empresas foram habilitadas a testar as soluções, por 90 dias, nos Territórios de Paz Guajuviras e Mathias Velho. Se aprovadas, depois desse prazo será assinado o contrato.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog