domingo, 19 de maio de 2013

5ª Conferência da Cidade: Fiorotti coordena eixo temático sobre Regularização Fundiária


Durante a a programação da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Canoas tiveram trabalhos em grupos por eixo temático, que eram escolhidos pelos participantes no ato da inscrição. O vereador Ivo Fiorotti, como membro titular da Comissão Preparatória da 5ª Conferência, pela Câmara de Vereadores, coordenou o eixo temático que trabalhou o tema da Regularização Fundiária. O assunto para o debate foi motivado por painel com Dr. Jacques Alfonssin, o advogado que defendeu a causa da posse da terra dos moradores da Vila União dos Operários, que hoje passa por processo de regularização. Este eixo reuniu o maior número de participantes interessados e, além da exposição do Dr Jacques, houve um debate muito rico pela experiência que Canoas vem vivendo com a política de regularização fundiária. Ao final dos trabalhos em grupos, o vereador Ivo Fiorotti agradeceu a disposição de Dr. Jacques, ressaltando que a defesa feita por ele, quando advogado dos moradores da União dos Operários, na década de 80, se tornou jurisprudência e uma questão de direito e política de governo.
Fiorotti participou da  5ª Conferência Municipal da Cidade de Canoas durante os dias 17 e 18, onde também representou o Poder Legislativo na solenidade de abertura oficial que reuniu diversas lideranças e autoridades. A mesa foi composta pela vice-prefeita, Beth Colombo, o secretário da Secretaria Municipal das Relações Institucionais e Monitoramento , Mário Cardoso, o deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico, o vereador Ivo Fiorotti, o diretor Geral da Secretaria Estadual de Habitação e Saneamento, Deoclécio Grippa, o Reitor do Unilasalle Paulo Fossati e o presidente da União das Associações de Moradores de Canoas (UAMCA), Alcindo Rodrigues.
Em seu pronunciamento, Fiorotti salientou o significado do tema da Conferência, "Quem muda a Cidade
somos nós: Reforma Urbana Já". O vereador disse que "esse 'NÓS' somos todos e todas que estamos aqui e tudo o que já vem de uma caminhada". Sua colocação expressa o reconhecimento da história do movimento comunitário ao longo de décadas.Fiorotti defendeu um sistema de Desenvolvimento Urbano para as cidades, os estados e em nível nacional, abrangendo diversos setores. Disse também que, numa conferência, temos o que mostrar (de ações realizadas), o que avaliar e temos também grandes desafios. Salientou sobre gargalos ao desenvolvimento urbano que vão além das competências locais, como é o caso da regularização fundiária que depende também de viabilidade jurídica. Ao finalizar seu pronunciamento, Fiorotti desejou aos participantes "vida longa e boa conferência".
Mais informações no blog da 5ª Conferência Municipal da Cidade (www.cidadecanoas.blogspot.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog