O prefeito Jairo Jorge anunciou na tarde desta quinta-feira, 18, medidas que vão beneficiar o sistema de saúde de Canoas. Entre elas estão o aperfeiçoamento do sistema de Teleagendamento de consultas, aquisição de medicamentos e realização de exames.
Medidas:
1- Call Back no Teleagendamento de Consultas
A partir do dia 29 de abril será implantado o Call Back. Os usuários cadastrados no Canoas Saúde que marcam consultas pelo Teleagendamento não ficarão mais ao telefone esperando para ser atendido. O sistema atenderá o cidadão dizendo que retornará a ligação em cerca de 15 minutos. O sistema possui 60 linhas, sendo 20 posições de atendimento e 40 aguardando em fila virtual.
2- Facilidade na aquisição de medicamentos
A partir do dia 13 de maio, uma segunda-feira, será liberada a entrega de medicamentos para os cidadãos canoenses que tem o Canoas Saúde, independente da origem da receita. Poderão fazer a retirada nas farmácias tanto os usuários que apresentarem receita do SUS como da rede privada.
Em média 25% da demanda do teleagendamento é ocupada por pessoas que tem a necessidade de trocar suas receitas de medicação do sistema privado pelo SUS. Até então os pacientes apenas poderiam adquirir remédios da farmácia básica se trocassem por uma receita emitida pelo SUS. A partir de agora será aceito adquirir a medicação direto na farmácia com receita privada ou de convênios. O aceite além de desafogar em parte o teleagendamento, os pacientes terão mais agilidade na aquisição.
O Canoas Saúde tem hoje 181 mil cadastros. Serão registradas todas as receitas de medicamentos entregues para garantir controle, monitoramento evitando possíveis abusos e planejamento adequado.
A idéia é a implementação de uma política de Assistência adequada as necessidades da população com a padronização da lista básica, orientação quanto ao uso do medicamento e conscientização para evitar a automedicação.
Será informatizado o processo de compras, estoques e entregas dos medicamentos para qualificar o fluxo. A ação vai gerar agilidade e estabilidade na entrega de medicamentos da lista básica de remédios de responsabilidade do município. Os medicamentos do Estado permanecem com a mesma rotina.
3- Projeto Medicamento na Residência
No período de um mês, entre os dias 13 de maio e 14 de junho, será realizado o cadastramento de pacientes que necessitam de medicamentos de uso contínuo.
Através deste cadastro será feito um diagnóstico para classificar e definir protocolo que beneficiará os usuários com a entrega em casa dos remédios.
O projeto inicialmente chamado de Remédio na sua Casa tem como intuito beneficiar as pessoas que tem dificuldade de locomoção como, por exemplo, os idosos. De acordo com a secretaria de Saúde também possibilitará um melhor planejamento.
4 - Mutirão de exames
Pelo menos 10 mil pacientes que hoje estão na espera por ecografias farão o exame em um período de 5 meses. A ação soma 2 mil exames mensais com os 1.400 já oferecidos. O serviço inicia no mês de maio. Tipos de exames de ECOGRAFIA: Abdômen total, Articulação, Transvaginal, Mamária e Ecocardiografia.
Com informações do site da Prefeitura Municipal de Canoas




parabéns a prefeitura pela iniciativa..investindo no que realmente é prioritário..
ResponderExcluirAlcindo Pereira