quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Vereadores discutem Reforma Política


Fiorotti defende um movimento amplo envolvendo os legislativos municipais e toda a sociedade no debate sobre a Reforma Política

Na sessão desta quinta-feira, dia 28, durante discussão sobre a realização de uma sessão especial com a presença do deputado federal Henrique Fontana para debater a reforma política, o líder da bancada do PT, vereador Ivo Fiorotti defendeu o fortalecimento de um movimento amplo envolvendo os legislativos municipais e toda a sociedade. O vereador Paulo Ritter (PT) encaminhou requerimento para que a Câmara realize uma sessão especial para discutir o tema da reforma política, com a presença do relator da Reforma Política, o deputado Henrique Fontana (PT/RS). Por proposição dos vereadores também será convidado o deputado federal canoense, Marco Maia e os presidentes de partidos de Canoas, bem como o conjunto da sociedade, através de lideranças políticas e de organizações sociais. Fiorotti propôs que sejam convidados vereadores e vereadoras de outras cidades, especialmente da região metropolitana para ampliar o movimento de discussão pela Reforma Política. Para o vereador "o papel dos legislativos municipais também é de fundamental importância para a mobilização e o esclarecimento do tema junto da sociedade", disse.
Na reunião de líderes da Câmara Federal desta terça-feira, 26, ficou definida a votação da matéria em Plenário para os dias 3 e 4 de abril. De acordo com notícias publicadas no site do o deputado Henrique Fontana o ponto central da proposta apresentada pelo parlamentar é o financiamento público exclusivo “com forte redução dos custos de campanha”. Para o relator, a medida também irá reduzir a influência do poder econômico que hoje financia a política. Entre os pontos que deverão entrar na pauta do Plenário, o parlamentar destaca a coincidência de eleições (mesmo ano), o fim das coligações proporcionais e a adoção do sistema belga de votação (lista flexível, onde o eleitor escolhe votar em um candidato ou na lista partidária, e o seu voto tem o poder de alterar a lista do partido). Henrique Fontana acredita que a aprovação da reforma política trará uma mudança profunda e positiva para a vida política brasileira.  Segundo ele, não há consenso entre os deputados, mas existe maioria suficiente para aprovação.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog