quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Criado comitê de 2011/2012 de enfrentamento à dengue no município

Com a chegada do verão, cresce o alerta para a prevenção ao mosquito da Aedes Aegypti. Para enfrentar o inseto, e evitar a chegada da dengue em Canoas, foi empossado na tarde desta quinta-feira, 27, o comitê de enfrentamento à dengue municipal. O encontro com diversas lideranças aconteceu no auditório Sady Schivitz, na Prefeitura. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Judith Vasconcellos, o trabalho conjunto das entidades deve manter Canoas longe da doença. “É um trabalho importante e que exige envolvimento da população. Só assim conseguiremos manter este quadro”.
Sobre isso, o secretário adjunto de saúde, Leandro dos Santos, lembrou que o papel da população é conjunto ao comitê. Todos precisam ter consciência do cuidado dentro de suas casas. “Não deixar água parada, observar as plantas. São pequenas atitudes que fazem uma grande diferença”. O vereador Ivo Fiorotti, líder do governo na Câmara de Vereadores, afirmou ainda que está em tratativas o encaminhamento de um projeto de lei que dará mais atenção ao trabalho realizado por agentes. “As pessoas precisam receber estes agentes, deixar que eles orientem todos os moradores. Só assim manteremos a fiscalização”. Foi com esta preocupação que o vereador já encaminhou através de Pedido de Providências ao Poder Executivo, a proposta de um projeto de lei que estabeleça normas para o combate das Endemias.
Participam do Comitê – além da Secretaria da Saúde - o Instituto Canoas XXI, a Defesa Civil Municipal, a Coordenadoria de Relações Comunitárias, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, Secretaria de Educação, Lions Clube, Brigada Militar, Câmara de Vereadores e Conselho Municipal de Saúde, entre outras autoridades.
Na última avaliação levantada pela Vigilância, surgiram 18 casos suspeitos e dois casos confirmados importados, ou seja, de pessoas que se contaminaram em outras cidades: Minas Gerais e Porto Alegre. O último LIRAA (Levantamento de índice rápido para Aedes Aegypti) visitou 3.147 domicílios nos quatro quadrantes de Canoas. Em nenhuma residência foi encontrado o mosquito.
Fonte: Prefeitura de Canoas (Notícia: Cris Weber)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog