sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Obras da primeira UPA 24 horas de Canoas em ritmo acelerado

Na manhã desta quinta-feira, 18, o líder de governo na Câmara, vereador Ivo Fiorotti acompanhou o prefeito Jairo Jorge, a vice prefeita e secretária de Saúde, Beth Colombo e pessoas da comunidade, em visita as obras da primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24hs) da cidade de Canoas. Na esquina das ruas Engenheiro Chang e Cairu, no bairro Rio Branco, os trabalhos para construir a UPA 24hs avança rapidamente.
A estrutura da UPA é a primeira no Estado em construção modular, seguindo o modelo de unidades já em funcionamento no Rio de Janeiro, o que dá mais agilidade em sua implantação. Toda a base estrutural e as paredes já moldam o novo prédio. E a área construída é de 1000 metros quadrados. O local atenderá casos de urgência e terá nove leitos para observação de até 72 horas. Para casos de remoção, haverá ambulância à disposição. “A UPA funcionará como um mini-hospital”, destacou o prefeito.
A UPA 24 horas irá contemplar a região sul da cidade, que inclui bairros como Niterói, Rio Branco, Fátima e Vila Fernandes. A expectativa é de que a inauguração possa ser realizada em outubro, após o local ser equipado e mobiliado. A construção de uma unidade de atendimento 24 horas foi escolhida pela população durante a votação do Orçamento Participativo 2009 na região.
Para o vereador Ivo Fiorotti, o avançado estágio das obras da UPA 24hs, no bairro Rio Branco, é motivo de alegria, pois contempla uma das áreas de maior preocupação dos gestores públicos e da população canoense, que é a saúde. "É o desejo de todos nós, do prefeito, da secretária, deste vereador, da maioria das autoridades, lideranças comunitárias e de todo o povo canoense, que a saúde funcione da melhor forma possível. E todos estamos trabalhando muito para que isto aconteça", destaca o líder de governo.

UPAS 16hs
Com o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento 24horas da região Sudoeste, a UPA 16 horas do bairro Rio Branco deverá voltar a funcionar como Unidade Básica de Saúde. Ao todo, Canoas possui quatro Unidades de Pronto Atendimento 16 horas, que funcionam diariamente das 8 da manhã às 11 da noite, para atendimentos de urgência e odontologia (emergências). Essas unidades, localizadas, uma em cada região da cidade, tem diariamente uma média de 1 mil atendimentos (números totais somados das quatro UPAS 16hs). “Somente o Hospital de Pronto Socorro de Canoas atende em torno de 300 pessoas por dia. Pela estatística, dá para ver o quanto a implantação das UPAs conseguiu desafogar os hospitais”, afirmou o prefeito.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog