quinta-feira, 13 de maio de 2010

Marco Maia e Villaverde convidam para lançamento de livro sobre Sepé Tiaraju

Fonte: www.marcomaia.com.br

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia, e o deputado estadual Adão Villaverde promovem o lançamento do livro "Sepé Tiaraju - herói guarani, missioneiro, rio-grandense e agora, herói brasileiro", publicado pela Câmara Federal, e uma apresentação da lei federal número 12.032/2009, que o inclui na lista oficial dos Heróis da Pátria.
Os eventos vão ser realizados no dia 24 de maio de 2010, a partir das 17h, no Plenarinho da Assembléia.

Marco Maia afirma que com o livro, a Câmara dos Deputados quer contribuir "para resgatar uma das mais belas páginas da história nacional e atribuir o devido valor histórico, antropológico e cultural às missões jesuíticas e a seu líder guarani Sepé Tiaraju, cujo legado o torna um verdadeiro herói popular, um verdadeiro herói brasileiro".

Sepé Tiaraju era corregedor da Redução Jesuítica de São Miguel, eleito pelos índios guaranis, quando da assinatura do Tratado Madri, em 1750, pelo qual os reis de Portugal e Espanha trocavam os Sete Povos das Missões pela Colônia do Sacramento, obrigando cerca de 50 mil índios cristãos a abandonarem suas cidades, igrejas, lavouras, fazendas, onde criavam dois milhões de cabeças de gado e, principalmente, a abandonarem as terras de seus ancestrais. Insurgindo-se contra esse tratado. Sepé liderou a resistência dos índios guaranis, pronunciando a famosa frase: "Esta terra tem dono".
Morreu em 7 de fevereiro de 1756, enfrentando tropas portuguesas e espanholas no local chamado Batovi, hoje cidade de São Gabriel. Três dias depois, mil e quinhentos índios foram trucidados na batalha do Caiboaté. Sepé liderou a luta do povo guarani para permanecer em suas terras, onde construíram "um verdadeiro triunfo da humanidade", como escreveu Voltaire em 1768 na obra "Cândido".

Para Villaverde, o livro resgata o fundamental protagonismo de Sepé na história de resistência do Estado gaúcho. E a lei de Marco Maia amplia o reconhecimento que o Parlamento gaúcho já fez acerca da importância de Sepé através de lei originada em projeto do então deputado Frei Sérgio Görgen( PT) de 2005. A Assembleia aprovou por unanimidade no dia 10 de outubro de 2005 o projeto de lei declarando Sepé Tiaraju "herói guarani missioneiro rio-grandense" e 7 de fevereiro, data da sua morte, como dia oficial do Estado em homenagem à memória de Sepé. "Trata-se de um reconhecimento da Assembleia Legislativa ao povo guarani, à figura de Sepé e à epopéia histórica da República Guarani", afirmou, à época, o deputado e frei franciscano Sérgio Görgen (PT), autor do projeto. "A Assembleia reconhece Sepé como herói oficial do Estado, já que oficiosamente ele é herói do nosso povo", disse.

No Senado Federal, o senador Paulo Paim (PT) também protocolou um projeto de lei que declara o dia 7 de fevereiro como Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog